BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Blog do Ari - Guarani tem desafios no início do Paulistão

O certo é que os quatro primeiros jogos requerem algum tipo de cuidado. Ainda mais nesta entressafra com a formação de um novo elenco para 2024.

Uma estreia diante do Corinthians, em São Paulo, é barra. Depois recebe o São Bernardo, sai com o Ituano e recebe o Mirassol.

Guarani
Torcida do Guarani ressabiada. FOTO: Thomaz Marostegan - Guarani FC

BLOG DO ARI

Campinas, SP, 8 (AFI) – Qual a cara do Guarani para o Paulistão que se avizinha? Incógnita. O certo é que os quatro primeiros jogos requerem algum tipo de cuidado. Uma estreia diante do Corinthians, em São Paulo, é barra.

Três dias depois, na quarta-feira 24, em Campinas, ele vai recepcionar o São Bernardo. Seria aquele time do ABC que fez campanha regularíssima no Paulistão passado, quando chegou à semifinal? Só a prática dirá.

O clube manteve o bom treinador Márcio Zanardi e estava tentando encaminhar a contratação por empréstimo do voluntarioso lateral-esquerdo Arthur Henrique, do Atlético Goianiense.

ITUANO E MIRASSOL

Terceiro jogo será novamente fora de casa, contra o Ituano, que manteve a base da última Série B do Brasileiro, como o goleiro Jefferson Paulino. Depois virá a Campinas o Mirassol, que deu arrancada na reta de chegada da Série B passada, treinado por Mozart Santos, que sabe valorizar a posse de bola, embora não seja time de velocidade.

Lá também permaneceram jogadores da temporada passada como o meia Gabriel, atacante Chico Kim e lateral-esquerdo Guilherme Biro, entre outros.

COPA DO BRASIL

Nestes dois últimos anos, o Guarani não conquistou vaga à milionária Copa do Brasil. Ano passado, o critério adotado para classificação gerou empate técnico entre ele e o Criciúma, na busca pela vaga. Aquela inesperada situação provocou definição através de sorteio, que favoreceu o time catarinense.

Com a alteração vigente do regulamento do Paulistão de 2023, o Guarani não conquistou vaga para esta temporada da Copa do Brasil. Agora, o clube deve ficar atento ao artigo 56 do atual regulamento, com esse texto: ‘concluída a competição, os cinco melhores clubes classificados no Paulistão terão asseguradas a indicação para a disputa da Copa do Brasil de 2025’.

Se entre os cinco primeiros citados algum deles conquistar vaga via Libertadores ou por ter conquistado a Copa do Brasil, o sexto colocado do Paulistão assegura vaga no torneio nacional, e assim sucessivamente.