Segundo maior artilheiro do Santos, Pepe marcava primeiro gol há 65 anos

José Macia, o Pepe, fica apenas atrás de Pelé na lista de maiores goleadores da história do clube santista, com 403 tentos

José Macia, o Pepe, fica apenas atrás de Pelé na lista de maiores goleadores da história do clube santista, com 403 tentos

0002050462206 img

São Paulo, SP, 13 (AFI) – A maioria dos amantes do futebol está ciente de que Pelé é o maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube. Mas após o “Rei do Futebol”, quem lidera a contagem de maiores goleadores santistas? Pepe, lendário ponta-esquerda, é o segundo da lista alvinegra e o primeiro de seus 403 gols pelo clube foi marcado no dia 13 de abril de 1955, há exatos 65 anos.

Segundo maior artilheiro do Santos, Pepe marcava primeiro gol há 65 anos

Segundo maior artilheiro do Santos, Pepe marcava primeiro gol há 65 anos

Com 403 gols, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, atrás apenas de Pelé. Tais números sempre foram motivo de alegria para José Macia, o Pepe. “Eu sou o maior artilheiro da história do Santos, porque o Rei não conta, ele é de outro mundo”, disse o ex-jogador ao site oficial do Santos.

Mas quando foi o primeiro gol oficial de Pepe pelo clube? Em 1955, na disputa do Torneio Rio-São Paulo, o ex-ponta abriu o placar no estádio do Pacaembu, em São Paulo, no “Clássico da Saudade”, diante do Palmeiras. Foi o início de uma trajetória alegre para os torcedores do Santos.

0002050462207 img

Naquela oportunidade, o campeão do Torneio Rio-São Paulo foi a Portuguesa, que venceu justamente o Palmeiras, vítima do primeiro gol de Pepe pelo Santos. A competição era disputada por pontos corridos e os dois finalistas tiveram que disputar dois jogos extras. Os lusitanos venceram o segundo confronto, por 2 a 0, ficando com a taça após empate por 2 a 2 no embate inicial. O Santos, de Pepe, terminou na quinta posição, com 10 pontos.

Ao todo, o ex-jogador defendeu a camisa do Santos por 741 vezes, no período de 1954 a 1969. Em sua carreira, coleciona a marca de ser o maior vencedor da história do Campeonato Paulista, com 13 títulos, sendo 11 como jogador do Santos, um como técnico do Santos e outro como técnico da Inter de Limeira.

Pela Seleção Brasileira, Pepe esteve nos elencos dos títulos das Copas do Mundo de 1958 e 1962, mas não atuou por conta de lesões sofridas antes dos dois mundiais.

player

FICHA TÉCNICA
Santos 4 x 4 Palmeiras
Torneio Rio-São Paulo;
Local:
Pacaembu, em São Paulo;
Data: 13 de abril de 1955;

Gols: Pepe, Del Vecchio, Vasconcelos e Walter (SFC); Liminha, Rodrogues, Nei e Moacir (SEP).

SANTOS
Manga;
Hélvio e Ivan (Sarno);
Cássio (Feijõ), Formiga e Urubatão;
Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos e Pepe.
Técnico: Lula.

PALMEIRAS
Cavani;
Manoellito e Cação;
Nicolau, Waldermar Fiúme e Dema;
Moacir, Liminha, Nei, Ivan e Rodrigues.
Técnico: Ventura Cambon.

Por Luiz Minici, especial para a FPF