Segundo maior artilheiro do Santos, Pepe marcava primeiro gol há 65 anos
José Macia, o Pepe, fica apenas atrás de Pelé na lista de maiores goleadores da história do clube santista, com 403 tentos
José Macia, o Pepe, fica apenas atrás de Pelé na lista de maiores goleadores da história do clube santista, com 403 tentos
São Paulo, SP, 13 (AFI) – A maioria dos amantes do futebol está ciente de que Pelé é o maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube. Mas após o “Rei do Futebol”, quem lidera a contagem de maiores goleadores santistas? Pepe, lendário ponta-esquerda, é o segundo da lista alvinegra e o primeiro de seus 403 gols pelo clube foi marcado no dia 13 de abril de 1955, há exatos 65 anos.
Com 403 gols, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, atrás apenas de Pelé. Tais números sempre foram motivo de alegria para José Macia, o Pepe. “Eu sou o maior artilheiro da história do Santos, porque o Rei não conta, ele é de outro mundo”, disse o ex-jogador ao site oficial do Santos.
Mas quando foi o primeiro gol oficial de Pepe pelo clube? Em 1955, na disputa do Torneio Rio-São Paulo, o ex-ponta abriu o placar no estádio do Pacaembu, em São Paulo, no “Clássico da Saudade”, diante do Palmeiras. Foi o início de uma trajetória alegre para os torcedores do Santos.

Naquela oportunidade, o campeão do Torneio Rio-São Paulo foi a Portuguesa, que venceu justamente o Palmeiras, vítima do primeiro gol de Pepe pelo Santos. A competição era disputada por pontos corridos e os dois finalistas tiveram que disputar dois jogos extras. Os lusitanos venceram o segundo confronto, por 2 a 0, ficando com a taça após empate por 2 a 2 no embate inicial. O Santos, de Pepe, terminou na quinta posição, com 10 pontos.
Ao todo, o ex-jogador defendeu a camisa do Santos por 741 vezes, no período de 1954 a 1969. Em sua carreira, coleciona a marca de ser o maior vencedor da história do Campeonato Paulista, com 13 títulos, sendo 11 como jogador do Santos, um como técnico do Santos e outro como técnico da Inter de Limeira.
Pela Seleção Brasileira, Pepe esteve nos elencos dos títulos das Copas do Mundo de 1958 e 1962, mas não atuou por conta de lesões sofridas antes dos dois mundiais.

FICHA TÉCNICA
Santos 4 x 4 Palmeiras
Torneio Rio-São Paulo;
Local: Pacaembu, em São Paulo;
Data: 13 de abril de 1955;
Gols: Pepe, Del Vecchio, Vasconcelos e Walter (SFC); Liminha, Rodrogues, Nei e Moacir (SEP).
SANTOS
Manga;
Hélvio e Ivan (Sarno);
Cássio (Feijõ), Formiga e Urubatão;
Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos e Pepe.
Técnico: Lula.
PALMEIRAS
Cavani;
Manoellito e Cação;
Nicolau, Waldermar Fiúme e Dema;
Moacir, Liminha, Nei, Ivan e Rodrigues.
Técnico: Ventura Cambon.
Por Luiz Minici, especial para a FPF






































































































































