Fim de tabu e rival na lanterna: vitória do Guarani no Dérbi 196 completa um mês

Partida disputada no Brinco de Ouro, com portões fechados, foi a última antes da pausa do Paulistão

Partida disputada no Brinco de Ouro, com portões fechados, foi a última antes da pausa do Paulistão

0002050462607 img

Campinas, SP, 16 (AFI) – O Guarani completa nesta quinta-feira, 16 de abril, um mês da vitória histórica em cima da Ponte Preta.

Em 16 de março, Bugre se deu a melhor e venceu a rival pelo placar de 3 a 2, de virada, no Brinco de Ouro da Princesa sem público.

O jogo foi emocionante e contou com dois tempos distintos. A Macaca tomou conta do confronto até o intervalo, fez 2 a 0, graças aos gols de Alisson e Roger (pênalti), e desceu com vantagem ‘confortável’ para os vestiários.

Na etapa complementar, todavia, após mudança no esquema tático, equipe da casa reagiu e faturou os três pontos, em roteiro de cinema, com tentos de Júnior Todinho, Juninho Piauiense e Thallyson, o herói improvável.

TBT: Guarani completa um mês de vitória no Dérbi 196 - David Oliveira / Guarani FC

TBT: Guarani completa um mês de vitória no Dérbi 196

SEM PÚBLICO

A torcida bugrina, até então a única presente no estádio como medida de segurança pública, foi proibida de passar as catracas para combater a pandemia do Covid-19, à época em fase inicial no Brasil.

Apesar do veto por parte do Ministério Público, os alviverdes se reuniram em frente ao portão principal do Brinco, de onde assistiram ao clássico em um telão.

Depois do apito final, os torcedores foram recompensados com muita festa, junto aos jogadores, diretoria e comissão técnica.

TABU

A vitória do Guarani no Dérbi 196 sepultou tabu de oito anos sem vencer a Ponte Preta – no período, foram dois empates e quatro derrotas.

O último triunfo do lado verde e branco da cidade havia sido em 29 de abril de 2012, quando fez 3 a 1, também de virada e no Brinco de Ouro, em noite especial para Medina.

No popular ‘Dérbi do Século’, time bugrino se deu a melhor, eliminou a rival e carimbou passaporte à final do Campeonato Paulista – na decisão, foi derrotado pelo Santos nos dois jogos.

PAUSA

O Dérbi Campineiro foi o último confronto oficial em São Paulo. A partir de 17 de março, todas as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) foram interrompidas, por tempo indeterminado, graças à pandemia.

Um mês depois, porém, ainda não há um prazo estabelecido para reinício dos treinamentos e competição.

CENÁRIO

Com resultado do clássico, o Guarani praticamente encaminhou classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, agora com 16 pontos, na vice-liderança do Grupo D – a distância para Corinthians e Ferroviária é de cinco, a duas rodadas do fim.

A Ponte, por sua vez, amarga a lanterna geral, com apenas sete tentos, e vê sérios riscos de rebaixamento à segunda divisão após duas décadas na elite.