Há 100 anos, Paulista conquistava o primeiro título em sua história
O clube de Jundiaí derrotou o XV de Piracicaba, por 5 a 1, e levantou o caneco do ‘Troféu do Interior’, em São Paulo
O clube de Jundiaí derrotou o XV de Piracicaba, por 5 a 1, e levantou o caneco do ‘Troféu do Interior’, em São Paulo
Jundiaí, SP, 15 – Em sua história, o Paulista conquistou diversos títulos importantes, como a Copa do Brasil em 2005, o Brasileirão da Série C em 2001 e os campeonatos Paulista da Série A2 nos anos de 1968 e 2001.
Mas a história de glórias do clube de Jundiaí começou há exatos 100 anos, no dia 15 de abril de 1920, quando conquistou o “Troféu do Interior” diante do XV de Piracicaba, o primeiro título de sua gloriosa trajetória.
Na época, tal campeonato foi organizado pela Associação Paulista de Sports Athleticos, APEA, uma das instituições que regia o futebol na época. Apesar de ter sido válido pelo campeonato de 1919, as finais só foram decididas em 1920.
COMO FOI?
Doze equipes participaram do Troféu do Interior. Divididas em grupos regionalizados, as equipes chegavam à fase decisiva se vencessem seus respectivos grupos, o que foi o caso dos finalistas Paulista e XV de Piracicaba.
Na primeira semifinal após superar a fase de grupos, o vice-campeão XV de Piracicaba derrotou o Atlético Santista pelo placar de 2 a 0, em jogo único, conquistando assim seu lugar na decisão.
Na outra semifinal, o futuro campeão não teve a mesma facilidade. Enfrentando o Comercial, o Tricolor de Jundiaí precisou de dois jogos. Após um empate por 1 a 1, o time de Ribeirão Preto foi superado pelo placar de 3 a 2 no jogo-desempate.
A grande decisão do torneio foi disputada em 15 de abril de 1920, uma quinta-feira, no estádio da Ponte Grande, antigo campo do Corinthians. A final foi motivo de euforia para os habitantes de Jundiaí na época, que se mostravam ansiosas e otimistas para ver o clube da cidade conquistar seu primeiro título.
A bola rolou no estádio às 14h, com as arquibancadas se encontrando lotadas. O resultado? Um largo 5 a 1 em favor dos jundiaienses. Com gols marcados por Minguta e Batata (duas vezes cada), e Lamanares. Assim, o Paulista conquistava o primeiro título oficial em sua história.
FESTA NA CIDADE
Entusiasmada pelo título, a torcida do Tricolor fez uma bela festa de recepção aos campeões em Jundiaí. Jornais relatam que a população recebeu os atletas ainda na estação da S.P.R, que vinha da capital paulista.
Bandas de música e bandeirinhas do clube animavam e enfeitavam a comemoração. O cortejo ainda contou com uma ‘chuva de flores’ e uma festa enorme na sede da equipe, que durou até o outro dia.
Ficha Técnica:
Paulista de Jundiaí 5 x 1 XV de Piracicaba
Local: estádio da Ponte Grande, São Paulo;
Data: 15 de abril de 1920.
Paulista: Bruno; Lilo e Paulino; Bertolini, Rosa e Tatu; Batata, Miguel, Camargo, Minguta e Lamaneres.
XV de Piracicaba: Carrara; Schimidt e Achiles; Chico Pousa, Carmo e Nardini; Falchi, Pio, Pereira, Barrento e Foguinho.
Gols: Minguta (2), Batata (2) e Lamaneres pelo Paulista. Barrento pelo XV.
Natanael Oliveira, Especial para o site da FPF, Sob supervisão de Luiz Minici






































































































































