Sócrates marcava último gol em jogo oficial pelo Corinthians há 36 anos
Ídolo corintiano marcou 220 vezes ao longo de toda carreira; último gol em competições oficiais celebra 36 anos (Crédito: Acervo/Gazet
Ídolo corintiano marcou 220 vezes ao longo de toda carreira; último gol em competições oficiais celebra 36 anos (Crédito: Acervo/Gazet
São Paulo, SP, 22 (AFI) – Ídolo do Corinthians, com duas Copas do Mundo em seu currículo, além de passes de calcanhar e grande notoriedade no futebol mundial, Sócrates Brasileiro Sampaio, também conhecido como ‘Doutor’ Sócrates, colecionou 220 gols em sua carreira como jogador. A maioria deles defendendo o Corinthians. Aliás, seu último gol vestindo a camisa alvinegra, em competições oficiais, aconteceu há exatos 36 anos.
Nascido em Belém do Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954, o futebolista iniciou sua carreira profissional no Botafogo de Ribeirão Preto. Mesmo dividindo seu tempo entre os treinos e os estudos – cursava a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) – Magrão, como também era conhecido, conseguiu ser um dos destaques do clube na conquista da Taça Cidade de São Paulo, em 1977.
Na época, a competição equivalia ao título do primeiro turno do Campeonato Paulista, que era dividido em três turnos e depois fase final. Na ocasião, o primeiro foi disputado contra o São Paulo e o time do interior sobressaiu em pleno Morumbi, garantindo, assim, a vaga antecipada para o terceiro turno.
ARTILHEIRO!
Sócrates também foi o artilheiro do turno, com 18 gols marcados. Ainda nesta temporada, teve destaque defendendo o Tricolor de Ribeirão Preto no Campeonato Brasileiro, fazendo o marcante gol de calcanhar contra o Santos, na Vila Belmiro. Em agosto do ano seguinte, já formado em medicina, o Doutor se transferiu para o Corinthians, clube em que teria melhor desempenho no futebol.
Um ano depois de chegar ao Parque São Jorge, foi campeão paulista, com a famosa ‘Democracia Corintiana’, ao lado de Wladimir, Palhinha e Casagrande. A finalíssima da competição, que foi disputada contra a Ponte Preta, era dividida em três confrontos.
No primeiro embate, o Corinthians venceu o time de Campinas por 1 a 0. O segundo terminou empatado sem gols. Na terceira partida da decisão, o camisa 8 abriu o placar e Palhinha ampliou o marcador, confirmando o campeão daquele ano. Na campanha do título, o meia balançou as redes 21 vezes.
CAMPEÃO!
Em 1982 chegou a mais uma conquista estadual com o Corinthians. A final foi decidida contra o São Paulo, em duas partidas, com o campeão vencendo ambas. No primeiro duelo, o Alvinegro superou o adversário com um único gol do Doutor. No jogo de volta, o placar foi 3 a 1. Inclusive, o primeiro gol foi do atacante Biro-Biro que recebeu belo passe de calcanhar, após tabelar com Sócrates.
Na temporada seguinte, Corinthians e São Paulo reprisaram a final do ano anterior. Mais uma vez, Magrão e seus companheiros conquistaram o título diante da equipe tricolor. O primeiro jogo da decisão terminou 1 a 0, com gol de Sócrates.
Já o segundo terminou empatado, por 1 a 1, com o ídolo corintiano marcando novamente e Marcão descontando para o clube do Morumbi. Assim, a ‘Democracia Corintiana’ chegava ao bicampeonato consecutivo e ao seu 19º título no total do clube.
NA ITÁLIA!
Entretanto, as belas atuações com a camisa preta e branca estavam chegando ao fim. No dia 21 de maio de 1984, o então presidente do Corinthians, Valdemar Pires, anunciou a venda do atleta ao Fiorentina, da Itália. A última partida oficial do jogador pela equipe, foi na eliminação contra o Fluminense, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982.
Porém, antes de deixar o clube em que viveu seu auge, sendo inclusive convocado pela Seleção Brasileira, Sócrates ainda balançou as redes. O último gol de um dos maiores ídolos alvinegro, dentro e fora de campo, foi em um domingo, nesta mesma data há 36 anos.
A partida era válida pela Terceira Fase do Campeonato Brasileiro de 1984, e o jogo estava se encaminhando para um empate sem gols, quando aos 46 de segundo tempo, Sócrates abriu o placar no Serra Dourada, decretando a vitória alvinegra.

SELEÇÃO BRASILEIRA!
Pela Seleção Brasileira, Sócrates participou das Copas do Mundo de 1982 e 1986, ambas sob o comando de Telê Santana. No primeiro mundial, apesar de encantar o mundo com o futebol vistoso ao lado de Falcão, Toninho Cerezo, Éder, Zico e Serginho Chulapa, viu o selecionado brasileiro cair para a Itália de forma precoce.
Quatro anos depois, fez parte da Seleção Brasileira que seria eliminada nas quartas de final para a França. Ao todo, o ex-jogador coleciona quatro gols em mundiais.
No dia 4 de dezembro de 2011, Sócrates faleceu em virtude de falência de múltiplos órgãos. Neste mesmo dia, o Corinthians entrou em campo com homenagens ao ‘Doutor’ e conquistou o Campeonato Brasileiro, com um empate sem gols contra o Palmeiras.
Mateus Bezerra, especial para a FPF






































































































































