Volta das preliminares, eis aí um caminho para se evitar aglomerações

Volta das preliminares, eis aí um caminho para se evitar aglomerações

Volta das preliminares, eis aí um caminho para se evitar aglomerações

0002050464951 img

0002050464951 img

Início da próxima semana clubes e Federação Paulista de Futebol voltam a discutir prosseguimento da competição regional, mas sabem que podem esbarrar nas autoridades de sanitárias do Estado, preocupadas com a disseminação do coronavírus.

Seja como for, é natural se prever brevemente a volta das atividades com portões fechados aos torcedores.

Como é difícil projetar se no inverno ou primavera ocorra a reabertura ao público, de uma forma ou de outra a limitação de 30% da capacidade dos estádios será observada.

Se nada será como antes após o término desta pandemia, que venham mudanças de comportamento no futebol, e que comecem por hábitos reprovados de torcedores.

Tão já não se vai tolerar aglomeração, num claro aviso que esse negócio de torcedores chegarem aos estádios em cima da hora tem que mudar.

PRELIMINARES

Não obriguem o torcedor a chegar com bastante antecedência aos estádios sem que haja atrativo.

Condicionar que coloque a bunda naquela moldura de cimento – que é a arquibancada -, que fique se ardendo no sol e olhando pro nada, entre uma ou duas horas antes do jogo, é taxá-lo de trouxa.

Claro que trazer torcedor mais cedo aos estádios requer atração que preceda o jogo principal.

Aí, convenhamos que não há nada mais convidativo de que a volta das partidas preliminares, quer com juniores, quer na categoria aspirantes.

INGRESSOS

Pra estimular chegada antecipada dos torcedores, providencialmente deveriam estabelecer preços mais acessíveis de ingressos, coisa de R$ 20 pra quem chegar no mínimo uma hora antes da partida principal.

Com bilhete digitalizado, é possível fazer programação horária de custo.

Logo, na meia hora subsequente, o valor poderia ser dobrado, e quiçá triplicado para quem se dispuser chegar meia hora antes de a bola rolar.

FILAS E SEGURANÇAS

Esse projetado escalonamento serviria para melhorar controle de filas, e facilitar acesso dos espectadores às dependências de estádios.

Também facilitaria o imprescindível controle de seguranças contratados para fiscalizar distanciamento mínimo de uma pessoa a outra.

No interior do estádio, a única forma de disciplinar torcedores, para evitar aproximação de dois metros entre eles, será através de regras rígidas para cumprimento, sob pena de punição aos desobedientes.

Evidente que a abrangência do projeto exige enquadramento dos torcedores a partir do momento que saem de casa.

Quem usa transporte coletivo não pode se aglomerar, e o uso de máscara tem que ser exigência número um para acesso aos estádios.

BEBIDAS

Claro que precisam ser desativadas todas barraquinhas de bebidas e guloseimas montadas nas proximidades dos portões de acesso. Está claro que elas se transformam em ponto de concentração de torcedores.

Como compensação, poderia ser permitida venda de bebida alcoólica em bares de estádio, até porque viciados não dispensam goladas do lado de fora.

Enfim, eis aí apenas suposições de como disciplinar os torcedores em novos tempos para a humanidade.