Diante da Ponte Preta, Corinthians levantava o 1º título em sua arena há três anos
O primeiro título na Arena Corinthians também foi marcado pela centésima vez corintiana em seus domínios
O primeiro título na Arena Corinthians também foi marcado pela centésima vez corintiana em seus domínios
Campinas, SP, 07 (AFI) – Quatro décadas após decidirem o título do Campeonato Paulista, Corinthians e Ponte Preta mais uma vez definiam quem seria o campeão do estado. Com larga vantagem após vencer o primeiro confronto em Campinas, por 3 a 0, o time de Parque São Jorge confirmou a sua 28ª conquista com empate, por 1 a 1, em seu primeiro título na Arena Corinthians para a festa dos mais de 46 mil presentes no estádio.
CAMPANHA
As 16 equipes participantes foram divididas em quatro grupos com quatro clubes e os dois melhores avançavam às quartas de final, enfrentando-se em dois confrontos. Os semifinalistas também se enfrentaram em duas partidas, assim como a grande decisão.
Na primeira fase, o Corinthians terminou na liderança do Grupo A, com 24 pontos, seguido pelo vice-líder Botafogo, que somou 17. Nas quartas de final, o time de Fábio Carille avançou com um empate sem gols em Ribeirão Preto e com uma vitória simples em São Paulo, com gol solitário de Rodriguinho.
Com a segunda melhor campanha geral, o Corinthians enfrentou o São Paulo, terceiro melhor time entre os quatro semifinalistas. No primeiro embate no Morumbi, o Alvinegro mostrou a sua força coletiva e venceu por 2 a 0, com gols de Jô e Rodriguinho. Na volta, na Arena Corinthians, a igualdade por 1 a 1, com gols de Jô e Lucas Pratto, deu a vaga aos donos da casa.
Na outra semifinal, a Ponte Preta, dona da quarta melhor campanha, eliminou o Palmeiras, líder geral, e fez com que o Corinthians tivesse a vantagem de decidir a competição diante do seu torcedor. Apesar disso, o time comandado por Carille abriu 3 a 0, em Campinas, com dois gols do destaque Rodriguinho e um de Jadson, e praticamente decretou o resultado final.
Em São Paulo, com o apoio de mais de 46 mil pagantes, recorde de público até aquela ocasião, o Corinthians empatou por 1 a 1, com tento de Romero, artilheiro máximo da Arena Corinthians com 27 gols, para soltar o grito de “É campeão” pela primeira vez em seu estádio.
PARA A HISTÓRIA
O primeiro título na Arena Corinthians também foi marcado pela centésima vez corintiana em seus domínios. Além disso, a conquista alvinegra marcou o título de número 100 somando todos os troféus conquistados por equipes da capital paulista.
Responsável por conduzir o Corinthians em 2017, Carille falou sobre o sentimento de ser campeão paulista pelo clube. “Sou de 1973 e as minhas primeiras lembranças do futebol são da Democracia Corintiana. Minha família toda é corintiana. Não caiu a ficha ainda. Esses últimos dias foram longos, a semana não passava. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”, disse em entrevista coletiva na época.
Campeão em 2017, o treinador corintiano ainda conquistaria as edições de 2018 e 2019, igualando o feito de Guido Giacominelli, treinador alvinegro nas conquistas de 1922, 1923 e 1924 e entrando para um seleto grupo de comandantes.
Ficha Técnica:
Corinthians 1×1 Ponte Preta
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo;
Data: 7 de maio de 2017;
Público pagante: 46.017;
Renda: R$ 2.792.212, 60;
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho;
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa;
Quarto Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias de Araújo;
Gols: Romero (16’ do 2º T); Marllon (40’ do 2º T);
Cartões Amarelos: Pablo e Romero, do Corinthians; Nino Paraíba, Elton e Clayson, da Ponte Preta.
Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto; Jadson (Pedrinho), Maycon, Camacho (Clayton) e Romero (Léo Jabá); Jô. Técnico: Fábio Carille.
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Kadu e Artur; Fernando Bob, Elton e Jadson (Ravanelli); Lucca (Yuri), Pottker e Clayson (Lins). Técnico: Gilson Kleina.





































































































































