Há 10 anos, XV de Piracicaba conquistava acesso em Ribeirão Preto
Jogo diante do Comercial selou subida da equipe para a Série A2 após campanha de recuperação
Jogo diante do Comercial selou subida da equipe para a Série A2 após campanha de recuperação
Piracicaba, SP, 08 (AFI) – Há 10 anos, Comercial e XV de Piracicaba entraram em campo no Palma Travassos, em Ribeirão Preto, para definir um dos acessos da Série A3 do Campeonato Paulista. Com um ponto a mais, os visitantes jogavam pelo empate e suportaram a pressão adversária, em campo e fora dele, para assegurar a conquista.
Sétimo colocado na fase inicial, o XV de Piracicaba se recuperou de um mal início na competição, em que venceu apenas um dos primeiros sete jogos. O embalo veio sob o comando de Moisés Egert, que assumiu interinamente e foi efetivado durante a competição.
Classificado, o XV de Piracicaba entrou em pé de igualdade contra os também tradicionais Ferroviária, Comercial e XV de Jaú. Estreando no Barão de Serra Negra, o time alvinegro fez valer o fator casa e com dois gols de Paulinho venceu o Comercial por 2 a 1. Os outros dois jogos do turno foram fora de casa e, após uma derrota para a Ferroviária e um empate com o XV de Jaú, o time terminou com quatro pontos.
No segundo confronto contra o xará jauense, os piracicabanos levaram a melhor e venceram por 2 a 0. Por fim, o empate com a Ferroviária no Barão de Serra Negra já definia o acesso – eram dois no grupo – para o time grená e deixou o XV com oito pontos e em segundo lugar antes da rodada final.
Por sua vez, o Comercial havia vencido os confrontos em casa contra Ferrroviária e XV de Jaú, além de ter conseguido um empate fora contra os jauenses, tendo que apenas vencer em casa para garantir o acesso na última rodada.
Com clima de final, os times alvinegros protagonizaram um jogo extremamente disputado, mas que terminou sem gols. Melhor para os piracicabanos, que deixaram para trás a decepção vivida no ano anterior – perda do acesso em Osasco – para retornar à Série A2 e seguir rumo à elite estadual.
Curiosamente, o Comercial também conquistou o acesso para a Série A2 após o pedido de licença do Votoraty. Ambos os times ainda subiram juntos para a Série A1 em 2011.

FICHA TÉCNICA
Comercial 0x0 XV de Piracicaba
Data: 08/05/2010
Local: estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto
Árbitro: Rodrigo Guarizo do Amaral
Assistentes: Luis Alexandre Nilsen e Daniel Paulo Ziolli
Comercial
Gustavo;
Rogerinho (Laerte), Alemão, Edson Batatais e Elias (Jeferson);
Cenedesi, Jordã; Belé e Carlos Eduardo;
Rafinha e João Paulo.
Técnico: André Oliveira.
XV de Piracicaba
Fernando Hilário;
Felipe Nunes, Marcus Vinicius, João Paulo e Ceará;
Diego Silva, Jordi Guerreiro, Marlon e Givanildo;
Paulinho e Wesley (Lucas).
Técnico: Moisés Egert.





































































































































