Palesta Itália era campeão estadual há 83 anos no primeiro dérbi decisivo
A partir da década de 1920, Palestra Itália e Corinthians se colocaram como protagonistas do futebol paulista
A partir da década de 1920, Palestra Itália e Corinthians se colocaram como protagonistas do futebol paulista
São Paulo, SP, 09 – Palmeiras e Corinthians protagonizaram diversos confrontos decisivos ao longo da centenária história entre os clubes. Por conta das competições serem definidas em pontos corridos no início do século XX, a primeira decisão direta por uma taça entre os rivais aconteceu somente em 1937, ano em que o então Palestra Itália superou o Alvinegro por 2 a 1, para conquistar o título do Campeonato Paulista de 1936, organizado pela Liga Paulista de Futebol, uma das entidades regentes do futebol paulista na época.
Naquela temporada (1936), duas ligas operavam no regimento do futebol paulista: a Liga Paulista de Futebol (LPF) e a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). Tratando-se da competição organizada pela LPF, o campeonato foi disputado em dois turnos, onde o campeão de cada metade avançava à final.
A partir da década de 1920, Palestra Itália e Corinthians se colocaram como protagonistas do futebol paulista com a conquista de algumas edições dos estaduais. No ano de 1936, o Corinthians sobrou no primeiro turno e se credenciou para a final do torneio de maneira invicta. Já a segunda metade foi vencida pelo Palestra Itália, após o rival acumular incríveis seis derrotas.
Deste modo, Palestra Itália e Corinthians protagonizaram a primeira decisão direta entre os clubes. Na primeira partida, os palestrinos levaram a melhor com vitória pelo placar mínimo com gol de Frederico. Já no Parque São Jorge, o empate sem gols forçou um terceiro encontro.
Diante de 18 mil pessoas no antigo Parque Antárctica, no dia 9 de maio já em 1937, Luizinho e Moacyr marcaram para o Palestra Itália e ajudaram o Palestra Itália a conquistar o quarto título em cinco anos -1932, 1933, 1934 e 1936. Naquela campanha, o time alviverde acumulou 17 vitórias, quatro empates e apenas derrotas. Ao todo, os palestrinos marcaram 71 gols e sofreram apenas 16.
Ao longo da história, os clubes decidiram o Campeonato Paulista em confronto decisivo em seis oportunidades, sem contar o Paulista Extra de 1938. O Palmeiras levou a melhor em 1936, 1974 e 1993, enquanto o Corinthians foi campeão em 1995, 1999 e 2018.
Ficha técnica:
Palestra Itália 2×1 Corinthians;
Campeonato Paulista (LPF) de 1936 (Final – Terceiro Jogo);
Data: 09 de maio de 1937;
Local: Parque Antártica, em São Paulo;
Público: 18.000;
Juiz: Antônio Sotero de Mendonça (SP);
Gols: Luizinho (1’ do 1°T-Pal), Moacyr (10’ do 1ºT-Pal) e Filó (16’ do 2ºT-Cor).
Palestra Itália: Jurandyr; Carnera e Begliomini; Tunga, Dula e Del Nero; Frederico, Luizinho, Niginho, Moacyr e Gino Imparato. Técnico: Matturio Fabbi.
Corinthians: José I; Jaú e Jango; Brito, Brandão e Munhoz; Filó, Lopes, Teleco, Rato I e Carlinhos. Técnico: Antônio Pereira e Neco.





































































































































