Há oito anos, São Bernardo FC celebrava seu primeiro título
A equipe do ABC paulista decidiu a competição contra o União Barbarense
A equipe do ABC paulista decidiu a competição contra o União Barbarense
Campinas, SP, 12 (AFI) – Há exatamente oito anos atrás, no dia 12 de maio de 2012, o São Bernardo FC conquistava seu primeiro título. Nesse dia, o torcedor do clube do ABC paulista comemorou o empate por 2 a 2 contra o União Barbarense, na segunda partida da decisão.
CAMPANHA
O São Bernardo FC não teve vida fácil no inicio da competição. Nas cinco primeiras rodadas do estadual, o clube foi derrotado em todas, sendo colocado como sério candidato ao rebaixamento. A reação começou a partir da 6ª rodada, quando derrotou o União São João por 4 a 2 e deu início a sua recuperação.
A primeira fase do Paulistão A2 foi disputada em pontos corridos, com todas as vinte equipes se enfrentando. Ao final das 19 rodadas da primeira etapa da competição, o futuro campeão terminou na segunda colocação, somando 35 pontos, sendo apemnas superado no saldo gols pelo Atlético Sorocaba.
Já na segunda fase, as oito primeiras equipes da etapa anterior se dividiram em dois grupos de quatro times. Assim como no início do torneio, o São Bernardo FC teve dificuldades nas primeiras rodadas, contra sendo derrotado nas duas primeiras partidas por Noroeste e Penapolense. Porém, assim como na fase inicial, a recuperação veio com uma arrancada, vencendo as duas partidas contra o Red Bull Brasil, além de devolver as derrotas para os primeiros adversários, terminando com 12 pontos e na liderança.
DECISÃO
Disputada em dois jogos, a final do Paulistão A2 de 2012 foi contra o União Barbarense. O primeiro jogo foi na casa do adversário, que saiu na frente já no final da partida, com gol de Roberto Santos. Nos acréscimos, Renato Peixe, de pênalti, garantiu a igualdade no placar.
iante de sua torcida no Estádio Primeiro de Maio lotado, o clube do ABC paulista ficou duas vezes atrás no placar. Cesinha abriu o placar para os visitantes na primeira etapa, mas Ricardinho igualou o placar antes do fim do primeiro tempo. Na segunda parte do confronto, Renato colocou o União novamente na frente, mas Bady fez o gol de empate e garantiu o título para o São Bernardo FC, que levou o troféu por ter feito melhor campanha que o adversário na somatória das fases.
DESTAQUES
Um dos grandes nomes da campanha campeã do São Bernardo FC, o título tem um significado especial para Danielzinho, que foi revelado na base do clube do ABC paulista. “Esse título foi muito especial, foi o meu primeiro no clube que me revelou. Eu sendo o artilheiro da equipe me deixa ainda mais feliz. Eu era novo na época, uma das promessas do clube, então naquele momento eu me firmei como titular e me deram a liberdade para jogar futebol, e consegui ser um dos destaques da equipe”, disse.
Artilheiro do São Bernardo FC no estadual, com onze gols, o atacante frisa que a união foi primordial para a conquista do título. “O momento mais difícil foi o começo. Nós iniciamos a A2 desacreditados, porque muitos não tinham fé no nosso grupo, e isso fez com que começássemos o campeonato cabisbaixo, tanto que perdemos as cinco primeiras partidas. Por tudo isso, acredito que tenha sido o momento mais difícil do grupo”, antes de completar.
“Como começamos mal o campeonato, a fase negativa fez com que não só o grupo, mas o clube inteiro se unisse em prol de um pensamento só, que era o acesso. O clube inteiro estava unido, e conseguimos assim não só o acesso, como também o título”, concluiu.

FICHA TÉCNICA
São Bernardo FC 2 x 2 União Barbarense
Data: 12/05/2012
Local: Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo
Árbitro: Claudinei Forati Silva
São Bernardo FC: Wilson Júnior; Régis, Márcio Garcia, Thiago Gasparetto e Renato Peixe; Dudu, Bady (Nei Mineiro), Zé Forte (Luciano Mandí) e Léo Costa; Ricardinho e Danielzinho.
Técnico: Luciano Dias.
União Barbarense: Thiago Passos; Alex, Juliano, Rafael Silva e César; Claudio Britto, Edilson Azul (Dias), Paulo Santos e Melinho (Renato); Cesinha (Junai) e Cahiame.
Técnico: Claudemir Peixoto.
Gols: Ricardinho (34’/1ºT) e Bady (15’/2ºT); Cesinha (18’/1ºT) e Renato ( 11’/2ºT).
Cartões Amarelos: Renato Peixe, Dudu, Ricardinho, Nei Mineiro; Melinho, Rafael Silva, Juliano, Cláudio Britto e Caihame
Cartão Vermelho: Juliano (UAB)





































































































































