Toninho Quintino marcava último gol pelo Palmeiras há 41 anos

Atacante fez história ao lado de Jorge Mendonça: foram 85 gols com a camisa alviverde

Atacante fez história ao lado de Jorge Mendonça: foram 85 gols com a camisa alviverde

0002050468867 img

São Paulo, SP, 27 – Há 41 anos, Toninho Quintino ia às redes pela última vez com a camisa do Palmeiras. Dupla de sucesso ao lado de Jorge Mendonça, o atacante marcou um dos gols da vitória de virada por 2 a 1 diante do Santos no Campeonato Paulista de 1978 -ao todo, foram 85 com a camisa alviverde.

Toninho Quintino chegou ao Palmeiras em 1976, após uma temporada de destaque pelo Figueirense-SC na disputa do Campeonato Brasileiro de 1975, em que, inclusive, marcou dois gols no que viria a ser seu clube. Em seu primeiro ano, ao lado de Jorge Mendonça, conquistou o título do Campeonato Paulista de 1976. Ao todo, em quatro temporadas, foram 175 jogos, com 91 vitórias, 60 empates e apenas 24 derrotas.

Nascido em Florianópolis, começou sua carreira no Avaí, em 1969, nos juniores. Em 1972, chegou a equipe principal, onde permaneceu por três anos. Em 1975, chegou ao Figueirense, ficando por apenas um ano no clube, até migrar para a equipe paulista. Depois, foi para o Cruzeiro-MG, jogando com a camisa celeste por uma temporada.

De volta ao futebol de São Paulo, Toninho Catarina, como também era conhecido, defendeu o Corinthians, onde fez 41 jogos, marcando 13 gols. Ainda em 1981, foi para a Universidad Católica-CHL, clube onde permaneceu por duas temporadas. Retornou para São Paulo, tendo a cidade de Campinas como destino final, para vestir a camisa da Ponte Preta. Antes de encerrar sua carreira, em 1987, jogou pela Ferroviária, Avaí-SC, XV de Piracicaba e Aimoré-RS.

Foto: Reprodução/Site Palmeiras

Foto: Reprodução/Site Palmeiras

O JOGO
Por conta da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o Campeonato Paulista terminou apenas no ano seguinte por determinação da CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

A competição foi dividida em três turnos, com octogonais para definirem os campeões dos dois primeiros e um quadrangular com os melhores do terceiro turno para definir o campeão.

Naquele 27 de maio de 1979, o ‘Clássico da Saúdade’ aconteceu pela terceira fase do torneio. O Morumbi recebeu um grande público, que viu o Santos começar melhor na partida, tanto que saiu em vantagem, com gol de Juari de cabeça aos 14 minutos. Depois do gol, a equipe alviverde se encaixou e começou a dominar as chances.

Toninho e Jorge Mendonça ficavam trocando de posições para tentar confundir a defesa santista. Aos 29 minutos, a dupla conseguiu: com troca de passes na entrada da área, Toninho saiu na cara do goleiro e aproveitou a saída de Vítor. Mesmo com um Palmeiras melhor, o jogo foi para o intervalo com placar igual.

O segundo tempo foi de domínio alvinegro, mesmo após expulsão do defensor santista Nílton Batata, em confusão com Jorge Mendonça. Apesar disso, aos 28 minutos, em bola dividida, Rosemiro conseguiu ficar com a sobra, tirar do goleiro e mandar para as redes para colocar o time alviverde em vantagem. Depois do gol, o Palmeiras, do saudoso Telê Santana, se fechou e confirmou o triunfo.

Ficha técnica:
Palmeiras 2 x 1 Santos
Torneio:
Campeonato Paulista/1978 – Fase Final;
Local: Morumbi, em São Paulo;
Data: 27 de maio de 1979;
Árbitro: Ulisses Tavares da Silva Filho;
Renda: Cr$ 2.798.420,00;
Público: 60.076;
Expulsão: Nílton Batata (Santos);
Gols: Juary (Santos) e Toninho (Palmeiras); Rosemiro (Palmeiras).

Palmeiras: Gilmar, Rosemiro, Marinho Peres, Beto Fuscão e Pedrinho Vicençote; Pires, Ivo Wortmann e Jorge Mendonça; Amílton Rocha (Zé Mário), Toninho e Baroninho. Técnico: Telê Santana.

Santos: Vítor, Nelsinho Baptista, Joãozinho, Neto e Gilberto Sorriso; Toninho Vieira, Pita e Aílton Lira; Nilton Batata, Juary e João Paulo (Zé Roberto). Técnico: Formiga.

Letícia Denadai, Especial para o site da FPF, Sob supervisão de Luiz Minici

player