ESPECIAL POLÊMICAS DO VAR: Seneme no comando e Palmeiras maior beneficiado

Palmeiras foi o clube com melhor saldo em lances discutidos pelo VAR na temporada.

Temporada foi marcada por erros e troca de presidente da Comissão de Arbitragem.

Flamengo Corinthians Juiz 2022
Flamengo e Corinthians reclamaram da arbitragem. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

Campinas, SP, 31 (AFI) – Como de costume, a temporada 2022 novamente foi marcada por inúmeros erros do Árbitro de Vídeo, o famoso VAR. Tanto é que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trocou o comando da Comissão de Arbitragem, ainda que a substituição não tenha surtido qualquer efeito dentro e fora das quatro linhas.

Em junho, a CBF anunciou imensa reformulação na Comissão de Arbitragem. Ednaldo Rodrigues tirou Wilson Luiz Seneme da Conmebol para presidir a pasta. Além dele, outros nomes foram nomeados para ajudar na reestruturação. Tudo para amenizar as críticas e erros cometidos. Tudo em vão…

Um estudo concluiu que o Palmeiras foi quem mais se beneficiou da atuação do VAR durante o ano. Foram apenas quatro lances contra e 11 a favor. Os paulistas têm o melhor saldo em relação a arbitragem. Em seguida aparecem Internacional e Botafogo (ambos com 12 lances a favor), Ceará (11 lances a favor) e Fluminense e Fortaleza (ambos com 10 a favor).

Em compensação, quem terminou o ano ‘de mal’ com o VAR foi o Coritiba, com 12 marcações desfavoráveis. Logo atrás aparecem Red Bull Bragantino, América-MG e Juventude, todos com 11 lances acumulados.

Palmeiras VAR 2022
Verdão terminou o ano como maior beneficiado.

AS POLÊMICAS!

O Flamengo esteve no centro das atenções em algumas rodadas. Contra o Avaí, por exemplo, Gabriel Barbosa teve gol anulado pelo VAR, num lance em que a linha foi muito mal traçada pelos homens que comandam as imagens da cabine. No mesmo jogo, o mesmo Gabriel Barbosa foi derrubado na área e o VAR sequer foi chamado.

Por outro lado, o mesmo Flamengo foi beneficiado em confronto contra o Atlético-MG, quando uma bola bateu no braço de Matheuzinho dentro da área e a arbitragem nada marcou. De acordo com a nova regra, o dono do apito deveria ter marcado pênalti para o Galo.

A segunda maior torcida do Brasil, a do Corinthians, também ficou na bronca com a arbitragem. O Timão teve gol legitimo anulado no duelo contra o Goiás, em Goiânia. Yuri Alberto recebeu bola em condição legal e mandou para as redes, lance que gerou muita reclamação após o apito final.

Mas o Corinthians também coleciona lances em que foi favorecido, como no duelo diante do arquirrival São Paulo, quando a bola tocou no braço de Renato Augusto dentro da área e o Tricolor não teve a penalidade marcada.

NA COPA DO BRASIL

Após um pênalti perdido pelo Palmeiras, o São Paulo armou contra-ataque e o árbitro da partida marcou pênalti para o time do Morumbi. O problema é que o VAR checou somente o lance e esqueceu de verificar a posição de impedimento do camisa 9. Posteriormente, a CBF também admitiu o erro.

O lance mais decisivo do VAR talvez tenha sido a não marcação de um pênalti para o Corinthians na primeira partida da final da Copa do Brasil. Após reclamação da equipe paulista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu o erro.

NA LIBERTA

Com uma vitória em Curitiba por 1 a 0 e um 2 a 2 em São Paulo, o Athletico-PR conseguiu eliminar o Palmeiras na semifinal da Libertadores. No entanto, o lado palmeirense não se esquece de alguns lances que poderiam ter mudado a história da partida.

O confronto entre Furacão e Palmeiras poderia não ter acontecido, caso um gol da equipe argentina não fosse anulado. Após receber chamado do VAR, o árbitro da partida foi rever o lance e entende que um dos jogadores do Estudiantes em impedimento atrapalhou o goleiro no lance.

PARA 2023!

Para o próximo ano, a expectativa é de uma arbitragem melhor e mais preparada para encarar os desafios que certamente virão!

Confira também: