Como uma VPN protege você no Wi-Fi público

Um dos principais problemas do Wi-Fi público é que o usuário não tem nenhum controle sobre a segurança da rede

Conheça as vantagens da VPN para proteger o Wi-Fi público

Como uma VPN protege você no Wi-Fi público

Quem nunca usou uma rede pública de Wi-Fi que atire a primeira pedra. Seja em cafeterias, restaurantes, hotéis ou aeroportos, todo mundo já aproveitou da conveniência de uma conexão gratuita à internet sem nem pensar duas vezes. O problema disso é que, por mais inocente que pareça, essa prática traz enormes riscos ao usuário.

Neste artigo, discutiremos os riscos do Wi-Fi público e como usar uma VPN pode ajudar você a se manter seguro e se proteger dessas ameaças.

Os riscos do Wi-Fi público

Um dos principais problemas do Wi-Fi público é que o usuário não tem nenhum controle sobre a segurança da rede a que está se conectando. Então, ele fica à mercê do estabelecimento que disponibiliza a rede e, na maioria das vezes, o nível de proteção empregado nessas redes é mínimo – quando existente.

Isso, por óbvio, é um grande atrativo para os criminosos cibernéticos, que se aproveitam dessa fragilidade e fazem das redes públicas um verdadeiro parque de diversões, onde eles coletam dados, infectam dispositivos e realizam práticas ilícitas sem nenhuma preocupação.

É assim que muitas credenciais de redes sociais ou mesmo informações bancárias são roubadas, e as vítimas só se dão conta do estrago quando já é tarde demais para fazer alguma coisa.

Como se proteger no Wi-Fi público

Quando o assunto é como se proteger no Wi-Fi público, o mais indicado pelos especialistas é, claro, nunca usar esses hotspots. Mas com a correria da vida diária e a necessidade de se manter constantemente conectado à internet, é possível que nem sempre seja viável evitar essas redes. Nestes casos, a melhor escolha é proteger sua conexão com uma VPN.

Como uma VPN pode proteger você

Para quem não sabe o que é VPN (também chamada de rede virtual privada), ela é um programa digital que criptografa o tráfego de dados de seus usuários, tornando toda a informação que passa pela conexão deles indecifrável para terceiros de fora da rede.

Assim, com essa habilidade especial, ela consegue proteger os dispositivos dos usuários contra qualquer um que tente violar o Wi-Fi sendo utilizado – seja em casa ou em espaços públicos.

Abaixo estão os casos mais importantes desse uso.

1 – Transações bancárias

Se você tem costume de realizar transações bancárias quando está conectado a uma rede pública de Wi-Fi, usar uma VPN pode ser uma boa ideia para ter uma camada extra de proteção caso esse hotspot esteja comprometido. 

Uma VPN fornece um nível a mais de segurança ao colocar um manto de criptografia ao redor da sua conexão e impedir que terceiros não autorizados consigam visualizar seus dados de acesso – mesmo quando você está conectado a uma rede desprotegida.

2 – E-mails

Ler e responder e-mails pode parecer algo inofensivo, mas quando você faz isso usando um Wi-Fi público, é recomendável usar uma VPN para garantir a sua segurança mesmo que a rede esteja comprometida. 

Além de proteger todo o conteúdo dos seus e-mails e sua privacidade, as VPNs podem também ajudar a defender suas credenciais – como endereço de e-mail e senha, o que pode ser particularmente útil para usuários que usam a mesma senha para várias contas diferentes.

A VPN consegue isso ao criptografar seu tráfego de dados e não deixar que pessoas de fora consigam ver suas atividades na rede. Usar um bom gerenciador de senhas também é benéfico para evitar que o vazamento de uma credencial comprometa todas as suas contas. 

3 – Privacidade

Ao se conectar a uma rede Wi-Fi pública comprometida, as suas atividades online podem ficar expostas e os criminosos virtuais podem ganhar acesso e rastrear os sites que você visita. Usar uma VPN é uma excelente medida para prevenir isso e defender sua privacidade contra esses agentes invasivos.

Ao usar uma VPN para maior privacidade, você criptografa todos os seus dados de navegação e adiciona um fator extra de segurança às suas informações pessoais, tornando a sua experiência na internet mais privativa e satisfatória. 

4 – Streaming de esportes e outros conteúdos

Durante viagens internacionais, fazer o streaming de esportes pode ser um verdadeiro desafio. Não apenas os usuários ficam à mercê do Wi-Fi inseguro dos hotéis, como também podem estar sujeitos a limitações locais de acesso às partidas.

Com uma VPN para streaming, esses problemas são resolvidos, porque ela assegura a proteção da sua rede contra cibercriminosos e ainda remove as limitações impostas pelas plataformas ou governos locais – já que consegue alterar seu endereço IP e mudar sua localização aparente para o local onde ocorrem os eventos esportivos. 

Assim, ao adquirir uma VPN, o usuário pode garantir para si uma maior proteção à sua navegação na internet (inclusive quando estiver conectado a uma rede de Wi-Fi público), além de também conseguir uma melhor experiência de streaming de esportes, não perdendo nenhuma das partidas de seus times favoritos.

Confira também: