Santos São Paulo
Santos x São Paulo - Na Vila lotada, Peixe pode ter estreias e quebrar tabu

O Peixe nunca venceu uma equipe comandada por Rogério Ceni; Soteldo e Carabajal devem estrear

Às 19h do domingo (21), a Vila Belmiro recebe o duelo entre Santos e São Paulo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro

Santos x São Paulo - Na Vila lotada, Peixe pode ter estreias e quebrar tabu
Foto: Divulgação/Santos FC

Santos, SP, 19 (AFI) – Domingo é dia de clássico na Vila Belmiro. Às 19h, o Alçapão recebe o duelo entre Santos e São Paulo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro e promete mais um confronto eletrizante entre os gigantes paulistas. 

Em 10º lugar, com 30 pontos, o Peixe tem o foco totalmente voltado para a disputa do Brasileirão. Já o time Tricolor, em 11º, com 29 pontos, chega embalado pela classificação à semifinal da Copa do Brasil depois de eliminar o América-MG, na quinta-feira (18).

A partida teve o horário alterado pela CBF na noite de quinta-feira, antes marcado para às 18h. A entidade máxima do futebol atribuiu a mudança a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, em concordância com a detentora dos direitos de transmissão.  

Os ingressos para o SanSão esgotaram após apenas oito horas da abertura das vendas. 

RETROSPECTO SANSÃO

Desde que se enfrentaram pela última vez, em maio deste ano, Santos e São Paulo somam 318 duelos na história dos clubes. 

O último encontro foi durante o primeiro turno do Brasileirão e terminou com a vitória Tricolor no Morumbi por 2 a 1. Antes disso, os times se enfrentaram pelo Campeonato Paulista de 2022, que também contou com o triunfo são paulino por 3 a 0, na Vila Belmiro. 

Considerando todos os confrontos, o São Paulo soma 137 vitórias contra 106 do Santos, além de 75 empates entre as equipes. Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem também é do time da capital: são 30 vitórias do São Paulo, 17 empates e 27 triunfos do Alvinegro Praiano. 

O Santos não perde para o rival na Vila pelo torneio nacional desde 2009. 

Jogando na Vila Belmiro, porém, quem leva a melhor é o Peixe. São 49 vitórias santistas contra 29 do rival, além de 25 empates.

CALDEIRÃO LOTADO E EXPECTATIVA DE ESTREIA NO SANTOS

Com o foco 100% voltado à disputa do Brasileirão, o Santos chega para o SanSão com sede de vitória e contando com uma Vila Belmiro lotada. Os torcedores do Peixe esgotaram os ingressos para o clássico em oito horas de vendas abertas. 

Além disso, sob a liderança do técnico Lisca, o time do litoral vai em busca de quebrar um tabu: vencer um time comandado por Rogério Ceni. O Santos já enfrentou o ex-goleiro como treinador em sete oportunidades, com Ceni dirigindo quatro equipes diferentes – foram seis derrotas e um empate.

Além de prestigiar o clássico no templo do futebol, os santistas têm grande expectativa de estreia para esse domingo. O atacante Soteldo, de volta ao clube, gera grande expectativa para reestrear neste fim de semana. O meia Carabajal, reforço argentino anunciado e apresentado nos últimos dias, também pode fazer a sua estreia diante do São Paulo. 

Ambos os atletas já tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) e estão aptos a atuar com a camisa do Peixe. A dupla participou de um jogo-treino na quarta-feira (17) ,contra a equipe Sub-20 santista, e estão à disposição do técnico Lisca.

No último treino (17), realizado no CT Rei Pelé, Lisca promoveu trabalho tático com todos os jogadores, além de atividades de finalização e passe com campo reduzido. 

A única ausência foi do uruguaio Carlos Sánchez. O meio-campista sofreu uma lesão na parte posterior da coxa e realiza trabalhos internos de recuperação, mas desfalca a equipe alvinegra no clássico. 

TRICOLOR EMBALADO PELAS COPAS

O São Paulo, apesar de bem perto do rival na tabela de classificação, vive momento diferente do adversário na temporada. O Tricolor Paulista está classificado para duas semifinais: da Copa do Brasil, depois de eliminar o América-MG, e da Copa Sul-Americana, depois de bater o Ceará, na última semana. 

sao paulo clasisficado cdb
O São Paulo se classificou para a semifinal da Copa do Brasil depois de vencer o América-MG, na quinta-feira (18) (Foto: Divulgação/São Paulo)

No comando do Soberano, Ceni já venceu o Alvinegro Praiano três vezes. A primeira delas em um 3 a 1 pelo Campeonato Paulista de 2017; as outras duas foram na temporada atual: 3 a 0 no Paulistão e 2 a 1 no Brasileiro. 

Como o confronto da semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo acontece já na próxima semana, dia 24, e pensando em evitar o desgaste, é provável que o São Paulo entre em campo diante do Santos com seu time reserva ou, pelo menos, com elenco misto. 

FICHA TÉCNICA

Santos
Santos
0 0
São Paulo
São Paulo
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
23ª
Fase Data:
21/08/2022
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Fase Assistentes:
Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
Fase Estádio:
Vila Belmiro
Fase Local:
Santos (SP)

Confira também: