Inglaterra estuda adotar proibições para torcedores por invasão de campo

Após vários casos de invasão, dirigentes estudam medidas para tentar impedir

Torcida Everton invadindo estádio
Inglaterra estuda adotar proibições para torcedores por invasão de campo. (OLI SCARFF/AFP)

São Paulo, SP, 25 – Os dirigentes que comandam o futebol inglês vão adotar medidas punitivas a fim de combater o aumento de problemas provocados pelos torcedores. Para inibir esse comportamento, a ideia é punir os fãs que invadem o campo com artefatos pirotécnicos ou objetos que possa atrapalhar o andamento das partidas.

Vários temas foram levantados sobre questões de segurança dentro dos estádios após uma série de incidentes que marcaram o final da temporada passada nas partidas das várias divisões do Campeonato Inglês e também das Copas da Inglaterra. Um desses incidentes aconteceu com Patrick Vieira, treinador do Crystal Palace. Ele chutou um torcedor do Everton após ser provocando durante uma invasão de campo no Goodison Park.

Em outro incidente, Billy Sharp, capitão do United, levou uma cabeçada no rosto de um torcedor do Nottigham Forest em jogo válido pelo campeonato da segunda divisão. Pelo ato, o agressor foi condenado a 24 semanas de prisão. “O aumento desse tipo de comportamento que vimos nos estádios no final da temporada foi totalmente inaceitável e colocou a segurança das pessoas em risco,” disse Mark Bullingham, executivo-chefe da Associação de Futebol.

Torcida Everton invadindo estádio
Inglaterra estuda adotar proibições para torcedores por invasão de campo. (OLI SCARFF/AFP)

NOVAS MEDIDAS

O dirigente completou ainda dizendo que essas medidas e sanções tem a intenção direta de mostrar a intolerância a esse comportamento ilegal e perigoso.

A Associação de Adeptos de futebol apoiou as novas medidas, que devem entrar em vigor no íncio desta temporada. De acordo com a associação de futebol local alguns pontos ainda não foram definidos, como o tempo de proibição, por exemplo.

Outra questão é esclarecer se essas proibições podem ser estendidas a pais ou responsáveis no caso de crianças participarem dessas invasões.

A cúpula diretiva disse que também aplicará uma cobrança mais dura e política de sanções para os clubes a fim de reforçar as medidas. Outras ações a serem implementadas são o aumento do uso de cães farejadores e o trabalho com mídias sociais e plataformas para remover rapidamente vídeos de fãs de comportamento ilegal.

Confira também: