"Uma emoção que jamais esquecerei", diz Pelé sobre sua estreia pela seleção

Pelé celebra 65 anos de estreia pela Seleção

Pelé na Seleção Brasileira
Sidnei Polli defendeu pênalti de Pelé (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro, RJ, 07 – O dia 7 de julho não sai da cabeça de Pelé. Foi nesta data que o grande astro do futebol mundial estreou pela seleção brasileira, diante de 80 mil pessoas, no Maracanã, em 1957. O resultado do jogo com a Argentina não foi o esperado, mas ele fez questão de comemorar os 65 anos da primeira aparição com a camisa verde e amarela, coroado com um gol.

“Há 65 anos eu entrei em campo vestindo a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez. Eu era apenas um garoto de 16 anos com um sonho. Entrei no segundo tempo e tive a felicidade de fazer meu primeiro gol pelo Brasil já naquela partida. Uma emoção que jamais esquecerei”, afirmou Pelé em suas redes sociais.

O jogo da estreia foi válido pela Copa Rocca e a Argentina encarava o Brasil pela primeira vez no Estádio construído para a Copa de 1950. O resultado foi comemorado pelos eternos rivais, que ganharam por 2 a 1. Pelé, no entanto, também teve motivos para celebrar. Naquele dia ele fez seu primeiro gol defendendo as cores do País.

A ESTREIA DO REI COM A AMARELINHA

Pelé entrou após o intervalo, ao lado de Moacir. Substituíram Mazzola e Del Vecchio, respectivamente. A seleção perdia por 1 a 0, gol de Labruna. O jovem empatou aos 31, mas a festa durou somente um minuto, com Juárez anotando o gol que definiria a vitória da Argentina logo depois.

Ainda dando os primeiros passos pelo Santos, o menino Pelé usou a camisa 13 da seleção brasileira naquele dia. O título daqueles amistosos que mudaria de nome para Superclássico das Américas, veio no segundo jogo, com vitória brasileira por 2 a 0 em São Paulo, novamente com Pelé indo às redes.

Pelé defendeu a seleção brasileira por 91 partidas desde aquele 7 de julho de 1957, anotando 77 gols – ainda é o maior artilheiro – e conquistou o planeta com sua genialidade, sendo tricampeão mundial em 1958, 62 e 70.

Confira também: