Certíssimo o Guarani ao demitir Daniel Paulista, mesmo em véspera de dérbi

Pela coragem de quebrar aquela escrita de que não se deve mexer em comissão técnica às vésperas de dérbi campineiro, que ocorre domingo no Brinco

guarani daniel paulista e1651722497415
Objetivo do Guarani é maior. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Campinas, SP, 4 (AFI) – Cabe parabenizar a diretoria do Guarani pelo acerto na demissão do treinador Daniel Paulista e a coragem de quebrar aquela escrita de que não se deve mexer em comissão técnica às vésperas de dérbi campineiro.

Queda de treinador derrotado pós-dérbi sempre foi pretexto para se debelar ‘incêndio’ e desviar o assunto central.

Foi dito aqui com clareza que se a pretensão do Guarani de fato é brigar pelo acesso nesta Série B do Campeonato Brasileiro, a troca no comando técnico seria inadiável.

Foi colocado também se o projeto visa apenas campanha de manutenção, até se poderia tocar o barco sem mexida, apesar de contestações sobre atitudes do treinador.

BLOG DO ARI – CLIQUE E DÊ SUA OPINIÃO !

danielpaulista 1 e1651722208394
Daniel Paulista: queda de produção

ELUCUBRAÇÃO

Como a reportagem esportiva já não apura os fatos como eles se desenham, sobra elucubração.

Pesou a campanha irregular do Guarani nas primeiras cinco rodadas?

Considerou-se instabilidade da equipe que se arrasta desde o Paulistão?

Teria havido colisão de conceitos de Daniel Paulista com o superintendente de futebol do clube Michel Alves?

Claro que o treinador teria que ser cobrado pela teimosia em contestadas substituições feitas insistentemente durante o segundo tempo, com entradas de Índio, Ronald e Yago.

Foi cobrado por isso? Se foi, como o treinador teria reagido?

Pressupõe-se que até escolha dos titulares de Daniel Paulista não representa necessariamente o pensamento do presidente Ricardo Moisés, pois em entrevista ao jornal Correio Popular ele rasgou elogios ao centroavante Lucão, apostando que será um dos melhores da posição no futebol brasileiro.

TROCA RUIM

Como assim? Sob o comando de Daniel Paulista, Lucão passou a ser reserva e o escolhido para a posição foi Nicolas Careca, sem que isso representasse ganho ao ataque bugrino.
.

Restou elucubração pela falta de precisa investigação através da reportagem, para apuração concreta de fatos nos clubes.

Hoje, duas razões básicas concorrem para isso: pandemia do coronavírus provocou distância do repórter com a fonte, assim como ele já não transita livremente para as suas entrevistas, visto que informações são centralizadas no assessor de imprensa.

Provavelmente esse cenário provocou desestímulo e acomodação de repórteres, resultando em erros desproporcionais sobre prováveis escalações de clubes de Norte a Sul do país.

PEÇAS DO XADREZ

Já citei ‘centas’ vezes que quando as peças do xadrez se movem em partidas de futebol, muitas vezes Daniel Paulista fica boiando.

Vamos pegar exemplo recente deste jogo contra o Náutico.

Em vez do atacante Bruno José flutuar com liberdade de uma extremidade a outra do campo, a orientação básica seria fixá-lo no lado esquerdo, pois ali estava o jogador mais fraco da defesa do Náutico, caso do lateral-direito Thassio.

Recuemos, então, para o jogo contra o Criciúma, que tomou iniciativa ofensiva, mesmo jogando em Campinas.

Ora, se o lateral-esquerdo Marcelo Hermes avançou, não deveria ser incumbência de Bruno José recuar para marcá-lo, até porque seria possível remanejar outro atleta para a atribuição.

Bruno José deveria ser posicionado nas costas de Hermes e ser lançado para enfrentamento direto com o quarto-zagueiro Zé Marcos, que seria o responsável pela cobertura.

Enfim, detalhamentos aqui e acolá são incontáveis, sem que Daniel Paulista tivesse plena visão de jogo para colocar em prática.

Bota VitorSilva 01 ori 4 e1651722344169
Enderson subiu com Botafogo. (Foto: Vitor Silva / BFR)

QUEM VEM?

Nomes começam a ser especulados para o lugar de Daniel Paulista, um deles Felipe Conceição, com trabalho satisfatório no clube, mas paradoxalmente sucumbiu em passagens posteriores por Cruzeiro, Remo e Chapecoense.

Até o nome do treinador Jorginho, que já passou pela Ponte Preta, foi especulado.

Qual seria o treinador mais adequado pra chegar no Guarani?

Enderson Moreira, que levou o Botafogo (RJ) ao acesso no presente Brasileirão, porém projeta-se dificuldade de acerto pela faixa salarial em que se enquadra.


Confira também: