Julgamento de ex-presidente do Atlético-GO por assassinato é adiado

Maurício Sampaio e mais quatro deveriam começar a ser julgados nesta segunda-feira pela morte de Valério Luiz, radialista de Goiás

Foto: Divulgação/Atlético-GO
Foto: Divulgação/Atlético-GO

Goiânia, GO, 02 (AFI) – Um crime cometido em 2012 ainda não foi julgado: o assassinato de Valério Luiz, radialista de Goiás. Após dois adiamentos, Maurício Sampaio, ex-presidente do Atlético-GO, e mais quatro réus deveriam começar a ser julgados nesta segunda-feira, mas um novo adiamento foi necessário após a defesa abandonar o plenário. O júri, que contaria com sete jurados e 30 testemunhas, foi remarcado para 13 de junho.

A defesa de Maurício Sampaio abandonou o julgamento por considerar o juiz Lourival Machado da Costa, da 4ª Vara Criminal de Crimes Dolosos Contra a Vida, parcial. A defesa foi multada em 100 salários mínimos (R$ 121 mil). 

O julgamento já tinha sofrido outros dois adiamentos: por causa da pandemia (remarcado para último março) e, em março, após a defesa do ex-dirigente também abandonar.

Os outros quatro réus são os policiais militares Ademá Figueiredo e Djalma Gomes da Silva, o comerciante Urbano de Carvalho Malta e o açougueiro Marcus Pereira Xavier.

Foto: Divulgação/Atlético-GO
Foto: Divulgação/Atlético-GO

RELEMBRE O CASO

Valério Luiz foi morto em 5 de julho de 2012,  no setor Serrinha em Goiânia. Ele foi alvejado por um motociclista com sete tiros, que atingiram seu tórax, mãos e antebraço. O inquérito da Polícia Civil apontou que Maurício Sampaio mandou matar o radialista por conta das críticas à diretoria, algo negado pelo ex-dirigente e sua defesa. 

Na época, Maurício era ex-vice-presidente e, depois, ocupou a presidência do clube entre 2015 e 2018.

DESAVENÇA

A desavença final entre Mauricio Sampaio e Valério Luiz teria sido um comentário do cronista sobre a péssima situação do time goiano no Brasileirão de 2012. 

No programa de esportes da PUC TV, Valério disse que quando o barco afunda os primeiros a saírem são os ratos. Era uma referência a Mauricio Sampaio que naquele momento deixava a diretoria do clube.

valerio luiz
Valério Luiz. (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

CARREIRA DO RADIALISTA

Valério Luiz tinha 49 anos e deixou esposa e três filhos. Filho do comunicador Mané de Oliveira, um dos mais conhecidos em Goiás, Valério iniciou na profissão, incentivado pelo pai. 

Durante 34 anos de profissão, ele trabalhou em veículos como Rádio Difusora de Goiânia, TV Brasil Central, TV Serra Dourada, TV Goiânia, Rádio Brasil Central, Rádio Anhanguera, Rádio Jornal 820 AM e UCG TV.