América completa 76 anos à espera de dias melhores

Curiosamente clube tem o mesmo fundador da Ferroviária de Araraquara

América de Rio Preto revelou grandes craques que depois fizeram sucessos em outros clubes no cenário brasileiro e até fora do país

rio preto america.JPG 1 e1643349978557
Italiano (direita) promoveu aproximação com o rival Rio Preto

São José do Rio Preto, SP, 28 (AFI) – Amargando há muito tempo a última divisão do futebol paulista, o América Futebol Clube, de São José do Rio Preto, clube tradicional do interior paulista, está completando na data de hoje, 76 anos de existência.

Por conta disso, o Rubro que tem como presidente Luiz Donizete Prieto, o Italiano, foi fundado no dia 28 de janeiro de 1946. Na sua trajetória, o Vermelhinho revelou grandes craques que depois fizeram sucessos em outros clubes no cenário brasileiro e até fora do país.


HISTÓRIA
O América foi fundado pelo então engenheiro Antonio Pereira Tavares de Lima, o mesmo que fundou a Ferroviária, de Araraquara. Em 1957, foi Campeão Paulista da Segunda Divisão, disputando pela primeira vez, a elite do futebol paulista juntamente com os chamados times grandes.

Era a primeira vez que isso ocorria na história da cidade. Daí em diante, a presença do clube entre os grandes tornou-se cotidiano, e a cidade de São José do Rio Preto, se acostumou a ver grandes jogadores como Pelé, Garrincha, Gerson, Rivelino, Ademir da Guia, entre tantos outros.

OUTRA REALIDADE
Disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, por várias décadas, até o ano de 2007, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão, hoje denominada Série A2, onde permaneceu até o ano de 2012, quando caiu para a Série A3.

Em 2014, foi rebaixado para a Quarta Divisão, a tradicional Bezinha, onde está até hoje. Na sua história, o Mequinha disputou competições organizadas na época pela entidade CBD, hoje, CBF)Confederação Brasileira de Futebol. 

Em 1978, o América foi o 38.º colocado na Série A, e, em 1980 foi o 32º, participando no total de 25 jogos na elite do futebol nacional, vencendo 8 empatando 3 e sendo derrotado 14 vezes. Fez 27 gols e sofreu 35 na Série A do Brasileirão. É o único time do noroeste paulista a já ter participado da Série A nacional.

FUTEBOL E O TÉCNICO
No dia em que completa mais um ano de existência, o presidente americano vai anunciar no período da tarde, na sede do clube, os novos diretores de futebol, como também o técnico que vai dirigir o time na Segunda Divisão Paulista Sub 23.

PRESIDENTE america e1643349796916
Italiano sonha em dias melhores para o América

A competição ainda não teve seu início foi definido pela Federação Paulista de Futebol. No próximo dia 15 de fevereiro acontece o Conselho Técnico.

Confira também: