Final entre Flamengo e Palmeiras na Libertadores comprova domínio brasileiro na competição

Uma final 100% brasileira também aconteceu no ano passado, e isso representa muito a situação atual do futebol sul-americano

foto 1
foto

Fonte: Unsplash

Campinas, SP, 17 (AFI) – A presença de clubes brasileiros na reta final da Copa Libertadores da América é algo constante, principalmente se olharmos para as semifinais. Entretanto, nos últimos três anos, o domínio de Flamengo e Palmeiras na competição mostrou que o futebol sul-americano está ficando 100% verde e amarelo. A final em 2021 com a presença desses dois campeões recentes simboliza esse domínio, e ainda dá sinais de que a tendência é de muitos campeões do Brasil na competição continental.

Os times argentinos e brasileiros sempre foram as maiores referências no futebol sul-americano, e a maior prova disso é que esses dois países possuem 46 títulos da Libertadores juntos. O Boca Juniors, o River Plate e o Independiente, por exemplo, são três equipes argentinas com grande reconhecimento na América do Sul, e também na Europa. O Grêmio, o São Paulo e o Santos, todos esses tricampeões, seguem o mesmo caminho e também possuem um forte impacto.

Entretanto, se olharmos para os últimos 10 anos, é evidente que o futebol brasileiro conseguiu surpreender os rivais e passou a dominar a competição. Foram sete títulos neste período, e a presença constante de equipes nas semifinais. Segundo alguns dados do blog Betway Insider, apenas em 2014 o país ficou sem representantes em um momento tão decisivo. Neste ano, Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro chegaram na semifinal, e os dois primeiros garantiram vaga na final.

Aliás, uma final 100% brasileira também aconteceu no ano passado, e isso representa muito a situação atual do futebol sul-americano. Os brasileiros conseguiram se impor e são os grandes favoritos aos títulos da Libertadores. Flamengo e Palmeiras também são as equipes que mais costumam faturar no ano, cerca de R$ 700 milhões em média, ou seja, a diferença financeira diante dos rivais é crescente e explica tudo isso que tem acontecido.

Mudanças ajudam o Brasil

Essa força brasileira na Libertadores é algo que aconteceu por razões econômicas, mas que só foi possível com algumas mudanças na competição. Desde 1999, a Conmebol tem reestruturado o torneio e oferecido cada vez mais vagas para os países. O resultado é um domínio de Brasil e Argentina. Se olharmos para todas as edições disputadas desde 2000, que foram 22, 10 títulos foram para clubes brasileiros. Entre 1960 a 2000, antes da mudança, foram apenas 11 títulos em 40 edições. Ou seja, a evolução no aproveitamento é evidente.

Atualmente, com a presença de 47 clubes, é possível prever que o futebol brasileiro vai conseguir resultados ainda melhores na disputa. São sete vagas para o país, e a garantia de muitos clubes com grande potencial. Flamengo e Palmeiras, por exemplo, são as maiores referências, mas outros bons elencos também podem chegar na competição com destaque. O Atlético Mineiro, o Corinthians e o Internacional são alguns clubes que sonham com uma semifinal.

Os torcedores mais otimistas poderiam imaginar até mesmo um domínio completo dos brasileiros, algo que não é visto com bons olhos pela Conmebol. Entretanto, é algo que deve ser uma questão de tempo. A diferença financeira do Brasil para os rivais está ficando maior, e a crise que atingiu o futebol sul-americano pode sacramentar de vez esse novo domínio.

Com a cabeça na Libertadores

Atualmente, o torneio continental da América do Sul virou prioridade para muitos clubes brasileiros, e isso reacendeu a rivalidade contra os argentinos. Um levantamento da Betway, sites de apostas esportivas, por exemplo, mostra que desde 2000 apenas quatro edições da Libertadores não teve um campeão do Brasil ou da Argentina. A reportagem lembra o Olimpia em 2002, clube do Paraguai, o Once Caldas em 2004, da Colômbia, a LDU em 2008, do Equador, e o Atlético Nacional em 2016, da Colômbia.

O ponto importante é que até mesmo os argentinos estão perdendo em sequência para os brasileiros. Desde 2019 só tivemos campeões do Brasil, e poucas equipes surgem com hipóteses de superarem o Flamengo ou o Palmeiras. Até mesmo os times mais tradicionais, como o Boca Juniors, não possuem a mesma força que antigamente e não conseguem montar elencos competitivos. Estamos entrando na era do domínio brasileiro, e isso é uma boa notícia para nós.

A final da Libertadores de 2021 entre Flamengo e Palmeiras é um marco, e mostra que as duas equipes mais competentes do futebol nacional estão entre as melhores do continente. A dúvida é se esse domínio vai se repetir mais vezes, ou se a Conmebol vai mudar novamente a competição.


Confira também: