Parabéns! Penapolense completa 77 anos de existência

Com passagens na elite do futebol paulista e momento de glória, clube foi fundado no dia 16 de novembro de 1944

Atualmente, o CAP está longe de seu melhor momento, e irá disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista em 2022

penapolense
Clube foi fundado em 1944 - Foto: Divulgação

Penápolis, SP, 16 (AFI) – Com passagem brilhante na elite do futebol, inclusive eliminando em pleno, Morumbi, o São Paulo, em 2014, nas quartas de finais, do Campeonato Paulista da Série A1, hoje em outra realidade e rebaixado para a última divisão do futebol paulista, o Clube Atlético Penapolense, o CAP como é conhecido carinhosamente está completando 77 anos de existência e fundação. A Pantera, foi fundado no dia 16 de novembro de 1944.

HISTÓRIA

O futebol surgiu em Penápolis, de forma amadora, assim como em muitas outras cidades do interior paulista. Nas décadas de 1920 e 1930, os corações penapolenses dividiam-se entre o Esporte Clube Corinthians, conhecido por “Pendura Saia” e o Penápolis Futebol Clube, o popular “Esmaga Sapo”. Em 1.928, a Penapolense, surpreendeu o Corinthians na inauguração de seu estádio, vencendo por 11 a 0.

As duas equipes disputavam jogos acirrados até que em 1934, em um clássico entre as duas equipes, uma confusão generalizada tomou conta do estádio. Como consequência da confusão, uma das arquibancadas de madeira ruiu, ferindo alguns espectadores. A partida foi cancelada, os clubes perderam popularidade e foram extintos.

SURGIU O CAP

Em 1944, a Prefeitura de Fernandópolis, convidou Penápolis, para um amistoso. O convite foi aceito e a cidade montou uma seleção para enfrentar a cidade vizinha. Este acontecimento deu novo impulso ao futebol penapolense, levando Godofredo Viana, gerente do Banespa, na cidade à época e grande figura da sociedade, a investir sua influência na fundação de um novo clube, que representasse Penápolis.

Então no dia 16 de novembro, de 1944, nascia oficialmente o Clube Atlético Penapolense, com Godofredo Viana, como seu primeiro presidente. As cores adotadas foram e são até hoje as bandeira da cidade, já utilizadas pelo combinado que foi a Fernandópolis naquele ano. Em termos de conquistas são dois títulos: Em 2011, sagrou-se Campeão Paulista da Série A3, enquanto em 2014, foi Campeão Paulista do Interior.