Peixe adota cautela contra Timão nesta quarta-feira

Santos, SP, 27 (AFI) – Os números da atual temporada credenciam o Santos a vencer a partida de quarta-feira, contra o Corinthians, na Vila Belmiro. Mas cautela é palavra de ordem no CT Rei Pelé. Nesta segunda, os jogadores do Peixe adotaram o chavão “clássico não tem favorito” ao comentar o confronto com o arqui-rival.

O técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo, não dá atenção às diferenças entre Santos e Corinthians (primeiro e oitavo, respectivamente) na classificação do Paulista. Para o treinador, outros fatores entram em campo em um clássico. “Em partidas como essa, contam tradição, camisa, rivalidade. O resto fica esquecido”, declarou Vanderlei Luxemburgo.

O experiente zagueiro Antônio Carlos concorda com o chefe. “Não sei se somos favoritos. É um clássico, e é sempre difícil. Estamos em uma fase melhor que o Corinthians, mas, sempre que eles se encontram em uma situação adversa, procuram um algo mais para vencer”, alertou o zagueiro que defendeu o clube do Parque São Jorge em 1997.

Menos rodado, o atacante Rodrigo Tiuí concorda com o discurso do companheiro, e prevê páreo duro para o Santos na quarta-feira.

“Antes do jogo, é complicado lidar com a má fase. Mas, depois, todos os problemas ficam fora do campo. Com certeza, o Corinthians vai ser um adversário muito difícil”, garantiu.

Mas não é só a campanha das equipes em 2007 que, no papel, favorece o Peixe. A equipe da Vila Belmiro ganhou todas as partidas que disputou contra o Corinthians no ano passado. As duas últimas vitórias do Timão aconteceram no Campeonato Brasileiro de 2005 – uma delas a histórica goleada por 7 a 1 no Pacaembu.

Os acontecimentos mais recentes, no entanto, é que estão guardados na memória dos santistas.

“Depois de três vitórias no ano passado, o intuito é conseguir mais uma agora”, sorriu Antônio Carlos. “É bom lembrar dos últimos jogos, mas teremos mais um pela frente agora. Jogar contra o Corinthians é sempre difícil”, reforçou Tiuí.

Se a má fase do Timão não ilude os jogadores do Peixe, eles também não se deslumbram com a possibilidade de afundar de vez o arqui-rival. Mais que contribuir com a eliminação precoce do adversário no Campeonato Paulista, o Santos pretende manter a vantagem que possui no topo da tabela com outro resultado positivo.

“Independente de tudo, nosso objetivo maior é a liderança”, pregou Antônio Carlos. “É sempre bom vencer um clássico, mas nós estamos focados na liderança”, repetiu Tiuí.

Vale lembrar que o Santos, com 38 pontos, não perde a primeira colocação do Estadual para o São Paulo (34 pontos) mesmo com uma derrota na quarta-feira. Já o Corinthians, somando 24, precisa vencer para continuar sonhando com a classificação.