Lei obriga Corinthians a derrubar placa comemorativa

São Paulo, SP, 06 (AFI) – O Corinthians é mais uma ‘vítima’ da Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no início deste ano e proíbe todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, e outros tipos de painéis.

A prefeitura já comunicou que o clube terá de retirar a placa que faz menção ao título do Mundial de Clubes da Fifa, conquistado pela equipe em 2000, na final contra o Vasco, disputada no estádio do Maracanã.

O departamento jurídico do Corinthians ainda tentou impedir esta decisão, mas teve liminar cassada e terá mesmo que removê-la. O procedimento deve acontecer no próximo domingo.

Caso não faça isto, o clube pode ser multado pela prefeitura. Os responsáveis por anúncios fora das regras podem pagar até R$ 10 mil, mais mil reais por metro quadrado excedente.

“Brigamos, mas infelizmente não conseguimos manter o espaço e teremos que retirá-lo”, explicou Ilton José da Costa, gerente de futebol do clube.

Coincidentemente, o fato acontece justamente poucos dias depois do Palmeiras conseguir na Fifa o reconhecimento do título da Copa Rio, conquistada em 1951, tornando-se assim o primeiro campeão mundial de clubes com chancela da entidade máxima do futebol.

Na placa, que fica na fachada externa do Parque São Jorge, o Corinthians se coloca como o primeiro campeão do mundo da Fifa. Além disso, faz referência aos 25 títulos estaduais e os quatro brasileiros conquistados pelo clube.