Botafogo x União São João - Tradição em campo na A-2

Ribeirão Preto, SP, 7 (AFI) – Em um duelo cheio de tradições, que unirá dois clubes de muita história no interior paulista, Botafogo e União São João se enfrentam neste domingo, às 10 horas, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela primeira rodada do Grupo 3 da Fase semifinal do Campeonato Paulista da Série A-2. As duas equipes, que já tiveram na A-1, só pensam no acesso e em voltar a figurar na elite.

Na primeira fase, o Botafogo ficou na sétima colocação, com 27 pontos e garantiu presença no quadrangular final apenas na última rodada, mesmo perdendo para a Portuguesa Santista, em Santos, por 2 a 0. Resultados de adversários diretos favoreceram o Pantera.

Surpreendentemente, a diretoria do Botafogo demitiu o técnico Paulo Roberto logo após a última rodada da primeira fase e trouxe para seu lugar o treinador do rival Comercial, Nenê Belarmino, que chegou no início desta semana e ainda não teve tempo apto para conhecer detalhadamente todos os jogadores.

“Jogador tem que ter disposição. O resto é trabalho do dia-a-dia e vamos trabalhar muito nesta fase final, o torcedor pode ter certeza disso. O que não vai faltar é vontade”, comentou, usando o tradicional discurso dos treinadores que chegam em um novo clube. Na seqüência explicou a troca entre os rivais.

“Eu sei que são dois clubes rivais, mas eu sou profissional, tenho que trabalhar. O presidente do Comercial entendeu isso e me liberou sem maiores problemas. Aqui no Botafogo fui muito bem recebido por todos e agora o pensamento é somente em recolocar o time na A-1”, afirmou.

Já o União teve uma classificação mais tranqüila e garantiu matematicamente uma das oito vagas com duas rodadas de antecedência. Na última rodada, a Ararinha apenas empatou em casa com o Mirassol, por 2 a 2. A equipe ficou na vice-liderança com 35 pontos.

Mudanças e mais mudanças
Mesmo com pouco tempo para trabalhar, Belarmino teve tempo para mudar, e bastante o time titular, realizando quatro mudanças e na no aguardo de outra em relação à equipe que jogava com Paulo Roberto. Para começar, Belarmino alterou de cara o esquema tático, passando do 3-5-2 para o tradicional 4-4-2.

Sem poder contar com o meia Marcelinho, julgado e suspenso por dois jogos (já cumpriu um) na última segunda-feira pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o treinador promoveu quatro mudanças na equipe titular.

No lugar de Marcelinho, Leandro Miranda voltou a estar entre os onze. Na defesa, o experiente Gerson voltou a treinar após um mês lesionado e já ganhou uma chance, fazendo Hugo ir para o banco de reservas.

Outro zagueiro que perdeu a posição foi Samir. Em seu lugar entrou o atacante Gil, velho conhecido do treinador nos tempos de Sertãozinho. No setor de contenção, o volante Willians sai para a entrada de Evandro.

Artilheiro fora?
O atacante Marcinho não treinou nesta semana e preocupa o técnico Nenê Belarmino. O jogador sente uma lesão na panturrilha esquerda e poderá desfalcar o Pantera. Caso isso se confirme mesmo, Vitor Hugo formará dupla de ataque com Gil.

Relax
Para unir ainda mais o grupo, o técnico Wanderley Paiva levou o time do União São João para treinar em Jarinu, cidade do interior de São Paulo e que sempre recebe muitos times. Desde a noite de terça-feira a Ararinha está na cidade se preparando e definindo o time titular.

Com o elenco todo à disposição, Paiva não tem nenhuma dúvida. Os laterais Lúcio e Michel, que voltaram de contusão, voltaram de contusão e disputaram a lateral direita durante a semana, mas Lúcio venceu a “briga” e está confirmado.

Nas demais posições, a equipe está escalada com três volantes no meio-campo, as voltas do meia Piá e do atacante Tiago Tremonti após cumprirem suspensão, além da reestréia da jovem promessa Luan, que ficou muito tempo afastado pela diretoria, esperançosa por uma negociação.

Trasmissão
A partida terá transmissão de TV e de rádio. Na telinha, o jogo poderá ser conferido na Rede Vida. No rádio, as rádios Clube Ararense, de Araras, e CMN, de Ribeirão Preto, levarão a emoção para os ouvintes.

Ficha Técnica

Botafogo x União São João
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP
Data: 08/04/2007
Horário: 10 horas
Árbitro: José Roberto Marques

Botafogo
Marcão; Adriano Iverson, Gérson, Dener e Marcelo Cordeiro; Cris, Evandro, Alê e Leandro Miranda; Marcinho (Vitor Hugo) e Gil.
Técnico: Nenê Belarmino

União São João
Alexandre Villa; Lúcio, Danilo, Tiago e Marco Aurélio; Marcelo, Conceição, Batata e Piá; Tiago Tremonti e Luan.
Técnico: Wanderley Paiva