Vai começar! Segundona rola a bola neste final de semana

Campinas, SP, 06 (AFI) – Neste final de semana, começa o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. E em final de semana impróprio, porque acontece na Páscoa, feriado cristão. Estão confirmados oito jogos no sábado, três deles pela manhã, e mais 15 jogos no domingo. O jogo entre Jaboticabl e Barretos foi adiado porque o time de Bebedouro não conseguiu inscrever 11 jogadores. O confrontos será marcado em outra data.

A competição terá 48 clubes participantes, divididos em seis grupos, com oito times cada e na primeira fase, as equipes se enfrentarão dentro dos grupos em turno e returno, e os quatro melhores classificados avançam à segunda fase.

Grupo 1
O Grupo conta com os seguintes times: Atlético Araçatuba, Assisense, Ilha Solteira, Oeste Paulista, Presidente Prudente, Tupã, Paraguaçuense e Ranchariense.

Entre os times, pode-se destacar o Oeste Paulista como um dos favoritos a conquistar a vaga para próxima fase, já que no último ano por pouco não conseguiu o acesso para Série A-3. Neste sábado às 16h, o time enfrenta o Ilha Solteira fora de casa. O adversário nunca manteve uma seqüência na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Entretanto, desde o ano passado, a diretoria passou a se dedicar a um trabalho profissional que visa a estruturação do clube. Para a competição, o time contratou cinco reforços, buscando no mínimo a classificação para segunda fase.

O Presidente Prudente também fará sua estréia neste sábado, o time conta com a chegada de três jogadores acima dos 23 anos: o zagueiro Rogério, com 30 anos, o meia-esquerda Fernando, de 28 anos, além do volante Marcelo, com 26 anos e que já jogou em grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Atlético Paranaense.

O Tupã, adversário do Presidente Prudente na primeira rodada, também se preparou para a estréia, recebendo vários jogadores do São Carlos, que disputaram a Copa São Paulo deste ano. A partida acontece às 19h, em Presidente Prudente.

No domingo acontecem mais duas partidas pelo grupo, o Paraguaçuense recebe o Ranchariense, às 10h, em Paraguaçu Paulista. O time da casa contratou para a competição o experiente técnico Careca Paiva, já o adversário volta a representar a cidade. As últimas participações da Ranchariense aconteceram nas competições de 2000 a 2003, mas o time encontrou problemas e voltou a ficar de fora da competição.
Grupo 2
Estão os seguintes times: José Bonifácio, Fernandópolis, Penapolense, Batatais, Inter de Bebedouro, Guariba, Jaboticabal e Barretos. A partida entre Jaboticabal e Barretos foi suspensa pela Federação Paulista de Futebol, pela falta de jogadores do Jaboticabal.

O último jogo do grupo será entre Assisense e Atlético Araçatuba, às 11h, em Assis. O Assisense vem este ano com um treinador novo, Adinan Adão, que pretende realizar um trabalho em longo prazo e com os pés no chão com o time. O Atlético Araçatuba com quatro anos de existência participará de sua quarta edição da Segundona.

Com isso, três partidas acontecem na primeira rodada neste domingo. O José Bonifácio recebe o Fernandópolis, às 10h. No seu retorno a Segundona em 2006, o José Bonifácio realizou boa campanha, mas não conseguiu passar pela primeira fase. Para voltar aos tempos de conquistas, o Fernandópolis trouxe de volta o presidente Jesus Moretti, que traz uma nova filosofia ao time.

O Penapolense vai receber o Batatais, às 10h na cidade de Penápolis. O time do Penapolense quase conquistou o acesso nos dois últimos anos, e espera melhor sorte nesta temporada. Em 2005 o clube chegou ao quadrangular final, porém foi vencido por São Carlos e São Bernardo que ficaram com as vagas, enquanto em 2006, a equipe caiu na segunda fase do torneio. Já o adversário, tem a tradição de ser uma das primeiras equipes do interior paulista a disputar um campeonato profissional, quer voltar a brilhar no futebol.

O Guariba vai receber a Inter de Bebedouro, às 10h, em Guariba. Após ficar 15 anos afastado das competições oficiais, o Guariba retornou em 2006 e quase conquistou a vaga para a segunda fase. O adversário de domingo, a Inter de Bebedouro tem uma história parecida, após disputar a Série A-3 em 2004 e pediu licença junto à FPF por questões financeiras, e volta a disputar a Segundona este ano.

Grupo 3
A tarefa não será fácil neste grupo, já que Velo Clube, Lemense, Lençoense,Matonense, Pirassununguense, Boa Vista, Radium e Palmeirinha, vai lutar pela vaga. O grande destaque do grupo é a tradicional Matonense, que está de volta à Segundona depois de um bom período disputando as Séries A-1, A-2 e A-3.

O time de Matão estréia diante do Pirassununguense, às 15h, na cidade de Pirassununga. Depois de reformular seu departamento de futebol, a Matonense agora luta para colocar a equipe novamente na elite do Estadual. Empossada em 2005, a diretoria do clube, encabeçada pelo presidente e também atual treinador da equipe, Israel de Jesus.

A abertura do grupo acontece no sábado, na partida entre Boa Vista e Velo Clube, às 15h, na cidade de Pedreira. O Velo tenta botar em prática a meta de chegar à Série A1 em 2010, ano do centenário do clube. No Boa Vista, a esperança é de conseguir mais adeptos para o clube com um acesso neste ano.

Completam a rodada no domingo de Páscoa mais dois jogos. O Lençoense recebe o Radium, às 10h, na cidade de Lençois Paulista. O Lemense, que chegou perto do acesso no último ano, recebe o Palmeirinha, que volta a disputar a Segundona depois de ficar de fora de outras edições. A partida acontece, às 15h, na cidade de Leme.

Grupo 4
A novidade do grupo é o Brasílis. A equipe de Águas de Lindóia é a estreante na competição e terá a missão de desbancar os clubes mais tradicionais do grupo. Os adversários do Brasílis nesta chave serão: Campinas, Capivariano, Guaçuano, Sumaré, Campo Limpo, Atibaia e Itapirense.

O caçula Brasílis fará sua estréia em competições filiadas a Federação Paulista de Futebol contra o Campo Limpo, neste domingo, às 10h, no estádio Amadeu Mosca, em Salto. Já o seu adversário, o Campo Limpo Paulista, voltou a disputar a Segunda Divisão ano passado após ficar três temporadas ausente. A principal novidade do clube em 2007 é a mudança de endereço do time para a cidade de Salto. A equipe fechou acordo com a cidade devido a excelente estrutura que o estádio Amadeu Mosca, o centro de treinamento e os alojamentos.

A partida de abertura desta chave será entre Capivariano e Campinas, neste sábado, às 15h, no estádio Carlos Colnaghi, em Capivari. Apesar da curta história de existência, o Campinas realizou ótimas campanhas na Segunda Divisão, deixando o acesso escapar somente nos momentos decisivos. Estreante em 2005, a equipe realizou a melhor campanha da primeira fase do torneio com 33 pontos ganhos em 12 jogos. Porém, na fase seguinte, terminou na lanterna de seu grupo. Em 2006, o Campinas foi ainda mais longe chegando ao quadrangular decisivo, mas novamente ficou pelo caminho.

Outro jogo que promete ser interessante é entre Sumaré e Atibaia, no domingo, às 10h, no estádio Vereador José Pereira, em Sumaré. Os donos da casa disputam a competição pelo segundo ano consecutivo. Já o Atibaia, do experiente treinador Geime Rotta, também disputa a competição pela segunda vez em sua história.

O último jogo da primneira rodada pelo grupo acontece em Itapira, entre Itapirense e Guaçuano, neste domingo, às 16h, no estádio Francisco Vieira. Após ficar 26 anos afastado das disputas oficiais, a Itapirense voltou à Segunda Divisão em 2006 e conseguiu a classificação para a segunda fase. Por outro lado, o Guaçuano disputa a Segundona desde 1974, ficando de fora somente em 1993. Sem nunca ter conseguido o acesso à Série A-3.

Grupo 5
Este é o grupo mais próximo a capital paulista, e conta com a presença dos clubes: Força, ECUS, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Joseense, Jacareí, Osasco e União Suzano. No último ano, Força e o ECUS se classificaram em segundo lugar em suas respectivas chaves na primeira fase. O time de Caieiras pelo Grupo Quatro, com 25 pontos, e o de Suzano pelo Seis, com 27 pontos. Já a equipe de Mogi das Cruzes conseguiu a classificação ao ser o terceiro melhor terceiro colocado de toda a competição.

O Força estréia na competição fora de casa, contra o Jacareí, neste domingo, às 11h, no estádio Stravos Papadopoulos. O time de Caieiras contratou como treinador o ex-zagueiro do Corinthians, Célio Silva para ser o treinador, que já avisou aos atletas sobre a necessidade de vencer fora dos próprios domínios. Já no Jacareí, a aposta dos dirigentes é no apoio da torcida, que compareceu em massa durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007.

Quem também confia nos jogadores que atuaram na Copa São Paulo deste ano para conseguir fazer uma boa campanha na Segundona é o elenco do ECUS. O clube aproveitou sete jogadores: os goleiros Ramon e Felipe, o zagueiro Ednaldo, os volantes Rafael Alves, Manoel e Fernando Sidrão e o meia Felipe Marques. Por isso, o técnico José Gavetto acredita no bom desempenho de sua equipe contra o Mogi das Cruzes, neste domingo, às 10h, em Suzano.

Já o Mogi das Cruzes segue confiante que neste ano vai conquistar o acesso à Série A-3, já que o rival da cidade, União Mogi, ter conquistado o título da Segunda Divisão do ano passado e ter subido à próxima divisão. A diretoria contratou o técnico Túlio Tangione, que tem em seu currículo diversos acessos com equipes do futebol paulista, como o Nacional, o Taquaritinga e o Noroeste.

A diretoria do União Suzano estréia contra o Joseense, neste sábado, às 15h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. O time quer esquecer a campanha do último ano, quando terminou na penúltima colocação do Grupo Seis, com três pontos, conquistando apenas uma vitória e sofrendo 11 derrotas. O Joseense também tenta esquecer a campanha do ano passado, no qual ficou na quinta posição, com 13 pontos, conquistando três vitórias, quatro empates e sofreu cinco derrotas.

Outros que também vem tentando mudar a história do ano passado são Guarulhos e Osasco. O primeiro ficou na lanterna do Grupo Seis, conquistando apenas uma vitória, dois empates e sofreu nove derrotas. Já o penúltimo ficou na penúltima colocação do Grupo Cinco, com 13 pontos, vencendo três, empatando quatro e perdendo cinco jogos. Os dois se enfrentam no domingo às 10h, em Guarulhos.

Grupo 6
O Pão de Açúcar faz a estréia na competição, mas para avançar para a próxima fase, o time que vai representar a cidade de Embu das Artes terá que superar os seguintes adversários dentro do grupo: Guarujá, Barcelona, Taboão da Serra, Elosport, Jabaquara, Palestra e São Vicente.

O Pão de Açúcar aposta na experiência do técnico Ricardo Moraes, que já dirigiu diversas equipes do futebol paulista. A estréia do time é neste sábado, às 11h, diante do Jabaquara, em Santos. Apesar de ser o mais novo participante do Estadual, o Pão de Açúcar é um dos fortes candidatos ao acesso. Considerado o segundo clube dos torcedores da cidade de Santos, o Jabaquara estréia neste sábado, às 15h, diante do estreante Pão de Açúcar, em Santos. O último título do clube aconteceu em 2002, quando venceu a antiga B-3 do Campeonato Paulista, que hoje representa a Segunda Divisão.

Confiante em ser realizar boa campanha na competição, o Taboão da Serra, estréia neste sábado, às 11h, diante do São Vicente. Para o técnico Menta Fonseca, sua equipe tem totais condições de conseguir o acesso. Mais cauteloso, o técnico do São Vicente, Jovenil Calisto, pretende pensar inicialmente na primeira fase. Atuando como equipe profissional desde 2002, a equipe da Baixada Santista, tenta retornar à Série A-3, já que na temporada 2006 foi rebaixado.

Já o Guarujá, como realizou boas campanhas nas últimas temporadas da Segunda Divisão, chega credenciado como um dos favoritos a disputa por uma das vagas do acesso. A aposta do time é justamente na continuidade do trabalho do técnico Tarcísio Cardoso, que comanda o clube há dois anos. Sem disputar um Campeonato profissional há quatro anos, o Elosport retorna Segundona e pretende recompensar seus torcedores com o acesso. A estréia da equipe acontece neste sábado, às 11h, diante do Guarujá, fora de casa.

Os últimos a estrearem pelo Grupo 6, serão Palestra e Barcelona, que se enfrentamna cidade de Ibiúna, neste domingo, às 10h. O Palestra apesar de pensar no acesso, foca sua atenção em um outro aspecto: a preparação de uma boa estrutura no clube para as próximas temporadas. Já o Barcelona, que conta com uma boa estrutura, pensa de forma integral no acesso para a Série A-3.

Confira os jogos da primeira rodada:

Grupo 1
sábado
16h- Ilha Solteira x Oeste Paulista
19h- Presidente Prudente x Tupã
domingo
10h- Paraguaçuense x Ranchariense
11h- Assisense x Atlético Araçatuba

Grupo 2
domingo
10h- José Bonifácio x Fernandópolis
10h- Penapolense x Batatais
10h- Guariba x Inter de Bebedouro
*Jaboticabal x Barretos (suspenso pela FPF)*

Grupo 3
sábado
15h- Boa Vista x Velo Clube
domingo
10h- Lençoense x Radium
15h- Lemense x Palmeirinha
15h- Pirassununguense x Matonense

Grupo 4
sábado
15h- Capivariano x Campinas
domingo
10h- Sumaré x Atibaia
10h- Campo Limpo x Brasilis
16h- Itapirense x Guaçuano

Grupo 5
sábado
15h- Joseense x União Suzano
domingo
10h- Guarulhos x Osasco
10h- ECUS x Mogi das Cruzes
11h- Jacareí x Força

Grupo 6
sábado
11h- Guarujá x Elosport
11h- Jabaquara x Pão de Açucar
11h- Taboão da Serra x São Vicente
domingo
10h- Barcelona x Palestra