São José 2 x 2 Guarani – Sabor de vitória para campineiros

São José dos Campos, SP, 7 (AFI) – Num jogo emocionante, São José e Guarani empataram, por 2 a 2, neste sábado à noite, no Estádio Martins Pereira, na abertura da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2. O resultado teve sabor de vitória para o time campineiro, que perdia o jogo até os 41 minutos do segundo tempo, quando empatou com Éder.

E desde os 19 minutos da etapa final estava com um jogador a menos devido a expulsão do zagueiro Wellington. Ambos têm agora apenas um ponto dentro do Grupo 2, que é formado ainda por Bandeirante e Portuguesa.

Embora a renda não tivesse sido divulgada oficialmente, houve uma boa presença de público. A torcida da casa era maioria, mas contrastava com o entusiasmo de perto de 350 bugrinos que se deslocaram de Campinas até São José dos Campos. O Guarani continua em ascensão, não perdendo há nove jogos – seis vitórias e três empates.

Bom começo
O Guarani começou melhor, saindo na frente. Após cobrança de falta de Gustavo, a bola voou na área, encontrando a cabeça do zagueiro Xandão, que se infiltrou entre dois adversários. A bola entrou no canto direito do goleiro Edinho.

Por alguns momentos, o time da casa perdeu o controle das ações em campo. O Guarani desperdiçou a chance de ampliar o placar, mesmo porque tinha espaços nos contra-ataques. Aos poucos, o Águia equilibrou as ações, mas embora chegasse no ataque, tinha dificuldades para as infiltrações na grande área e mesmo para as finalizações. Nos chutes de longa distância, o experiente goleiro Buzetto se mostrou firme e atento.

Mas de tanto insistir, o São José chegou ao empate com justiça, aos 47 minutos. Alex Cortês entrou em diagonal, caiu no chão e a bola sobrou para Vandinho. Ele saiu da defesa com um drible de corpo e chutou forte no canto direito de Buzetto.

Cartões viram ameaça
O time campineiro voltou para o segundo tempo preocupado com o excesso de cartões amarelos recebidos, o que abria perspectiva de uma eventual expulsão. Não deu outra: aos 19 minutos, o estreante Wellington, de 19 anos, cometeu outra falta violenta e acabou expulso – ele já tinha recebido o amarelo.

Com um a menos em campo ficou difícil para o Guarani suportar a pressão adversário. O São José chegou ao gol da virada aos 31 minutos, após cruzamento de Vandinho e falha de marcação de Danilo Silva, que encontrou a cabeça de Alex Cortês, entre os zagueiros: 2 a 1.

O técnico Carbone foi ousado e arriscou tudo: Tirou o ala-direito Robinho para a entrada do atacante Éder. E acabou premiado pela ousadia, porque Éder empatou aos 42 minutos. Ele foi lançado em velocidade por Rogério, entrou na área e chutou cruzado.

No final do jogo, muita comemoração dos bugrinos. Alguns jogadores tiraram as camisas e foram vibrar juntos com os torcedores campineiros. De outro lado, a decepção do time da casa, por um empate inesperado e a poucos minutos do término do jogo.

Próximos Jogos
Na quarta-feira, às 20h30, o São José vai enfrentar a Portuguesa, no Canindé, pela segunda rodada. O Guarani vai receber, quinta-feira, às 20h30, o Bandeirante, sem vários jogadores: o zagueiro Wellington, expulso, além do meia Dimas e do zagueiro Danilo Silva, ambos com três cartões amarelos.

Ficha Técnica

São José 2 x 2 Guarani

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP
Data: 07/04/2007
Renda: R$ 44.380,00
Público: 5.330 pagantes
Árbitro: Luiz Edmar Remondine
Cartões amarelos: Robinho, Xandão, Dimas, Danilo Silva, Wellington, Lucas e Deyvid (Guarani); Everton, Carlão e Edmilson (São José)
Cartão vermelho: Wellington (Guarani)
Gols: Xandão aos 6 e Vandinho, aos 47 minutos do 1.º tempo. Alex Cortês, aos 31 e Éder, aos 41 minutos do 2.º tempo.

São José
Edinho; Chibé, Carlão, Edmilson e Nilton (Márcio Ferrugem); Everton, João Paulo, Glauco e Bruno (Léo); Vandinho e Alex Cortês (César).
Técnico: Toninho Moura

Guarani
Buzetto; Xandão, Wellington e Danilo Silva; Robinho (Éder), Lucas, Dimas, Gustavo e Rogério; Lê (Vitor Rossini) e Talles (Deyvid).
Técnico: José Luiz Carbone