Luxemburgo volta a defender finais na Vila Belmiro

São Paulo, SP, 12 (AFI) – Mesmo após a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de colocar os jogos das semifinais do Campeonato Paulista no Pacaembu e no Morumbi, o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu novamente “bom-senso” à FPF, para que ela coloque os jogos do Santos na Vila Belmiro.

“O espetáculo pode ser feito em qualquer lugar. A televisão pode ir para qualquer estádio. Estádio quando fica cheio é bonito, independente de qual for”, argumentou Luxemburgo, indignado com a possibilidade de Santos, Bragantino e São Caetano, que enfrentará o São Paulo, não poderem atuar na Vila Belmiro, no Marcelo Stéfani e no Anacleto Campanella.

“No decorrer da competição, todos os estágios tiveram condições de abrigar os jogos. Por que, depois, muda?”, questionou o técnico do Peixe.

O regulamento do Campeonato Paulista , no entanto, confere os mandos de campo das fases semifinal e final à FPF. “O futebol brasileiro não pode retroagir. Nós devemos avançar cada vez mais. Não se pode deixar dúvidas no ar, no regulamento, ou dar vantagem para A, B, ou C. Precisamos simplificar as coisas, colocar ordem na casa”, discursou Luxemburgo.

A polêmica em torno dos estádios na etapa de mata-mata começou justamente no clássico entre Santos e São Paulo, realizado na Vila Belmiro. Na ocasião, as torcidas das duas equipes entraram em conflito durante a partida.

A diretoria do Tricolor aproveitou o incidente para fazer lobby contra a casa do Peixe. Já o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) puniu os rivais com a perda de um mando de campo, além de aplicar uma multa de R$ 200 mil no clube da Baixada.

O fato é que, dentro ou fora da Vila, o Santos tem totais condições de superar seus adversários nas próximas fases do Paulistão. Prova disso é a excelente campanha do time em 2007. A única derrota do Alvinegro no ano, aliás, aconteceu no Urbano Caldeira, para o modesto São Bento.