Coluna FI: Rio Preto e Portuguesa já subiram na Série A-2

Campinas, SP, 17 (AFI) – A briga pelas quatro vagas no Paulistão 2008 está acirrada e com uma surpresa. O Rio Preto, que entrou na competição como franco atirador, está com o acesso virtualmente garantido no Grupo 3 e na próxima temporada ocupará o espaço de seu rival, o América, que acabou rebaixado em razão de excesso de erros de seus dirigentes.
Com um elenco homogêneo que mescla juventude e experiência, o Rio Preto tem no experiente goleiro Pitarelli seu principal jogador.

A outra vaga neste grupo está disputadíssima, com Mirassol, Botafogo e União de Araras estando na briga. Por enquanto, quem decepciona é o favorito União, que fez apenas um ponto em nove disputados. Mas ainda fará dois jogos em Araras, deixando em condições de conquistar o acesso. Acaba de trocar o técnico Wanderley Paiva pelo folclórico Luiz Carlos Ferreira, de muitos acessos na carreira e que tem dado um grande azar nos últimos clubes por onde passou.

No Grupo 2, dos favoritos Portuguesa e Guarani, parece que apenas a Lusa estará na Série A1 em 2008, com o time campineiro tendo que amargar mais um ano na Segunda Divisão.

O Bugre fez apenas três pontos em nove disputados e peca pela imaturidade de seu elenco. O que complica é que dos três jogos restantes, apenas um será disputado no Brinco de Ouro, deixando-o em situação inferior a São José e Bandeirante na briga pela segunda vaga.

O Bandeirante tem sido beneficiado pela Federação Paulista de Futebol, que finge que vai punir o clube pelas atrocidades que são cometidas em seu estádio e sempre acaba se omitindo. Com isto, fica em vantagem, já que enfrentará São José e Guarani, justamente em Birigui, onde o caldeirão fica sempre fervendo.

Caso o Bandeirante seja um dos times que conquiste o acesso, será um péssimo exemplo para o futebol, motivando outras equipes a usarem seus estádios como verdadeiras praças de guerra.

Campeão e Invicto
A conquista invicta do título do Distrito Federal pelo Brasiliense sacramenta a carreira do treinador Roberto Fernandes. Com apenas 36 anos, o pernambucano Fernandes se formou profissionalmente dirigindo equipes do interior paulista e hoje já no mesmo nível dos principais técnicos do Brasil.

Estréia positiva
Quem estreou com o pé direito no Noroeste foi o técnico Pintado. Ele derrubou a Ponte Preta em pleno majestoso, em Campinas, ficando perto da decisão pelo Título do Interior.

Goleador em alta
Finazzi divide a artilharia do Paulistão com Somália e Cléber Santana, com 12 gols cada. O pontepretano está numa ótima fase e cobiçado por vários clubes. Mas já avisou que prefere ficar em Campinas, perto de sua família. Assim, só falta um “Ok” da direção da Ponte para ficar com o matador para a Série B do Brasileiro.

Futebol Interior no mundo
Aproveitando bem a força da internet, o Portal Futebol Interior está crescendo. Agora têm sua programação própria na Rádio FI e também na TV FI. Para conferir, basta acessar: www.futebolinterior.com.br