Série A-2: Jacaré joga rumo à elite em dia muito especial

Rio Preto, SP, 21, (AFI) – O Rio Preto enfrentará o União São João fora de casa neste sábado, às 19h, em uma data mais do que especial para o clube, seu aniversário de 88 anos. O clube foi fundado no dia 21 de abril de 1919, e seu estádio, o Anísio Haddad, foi inaugurado em 1968, também no dia 21 de abril. Na ocasião, o Jacaré enfrentou a Ponte Preta, mas não se deu bem no jogo e foi derrotado por 4 a 1. A cidade de Rio Preto tem uma população de 400 mil habitantes, e o clube tem nada menos que 5.453 sócios, sendo que destes 400 são remidos.O primeiro time profissional do Rio Preto Esporte Clube foi montado em 1948. Já o primeiro título foi conquistado na temporada de 1963/64, quando o Jacaré foi sagrado campeão paulista da 2ª Divisão. Em 1970 a equipe foi treinada por Carlos Alberto Silva, que já treinou a seleção brasileira e, além disso, levou o Guarani à conquista do Campeonato Brasileiro em 1978.

O apelido
A mascote do Rio Preto é uma das mais simpáticas entre os clubes do interior paulista. O “Jacaré” foi escolhido em um concurso feito pelo clube em 1968 para a definição da mascote, a partir daí adotou-se o apelido, que é o mesmo até hoje. Antes de ser o Jacaré, o time era conhecido pela torcida como “Glorioso”.

O autor da mascote do Rio Preto, Cláudio Malagoli, provavelmente se inspirou nas versões da população acostumada a ver jacarés nas margens do rio que cruza a cidade.

Altos e baixos
Outro grande feito do Jacaré foi a conquista do título de Campeão do Torneio Seletivo em 1973. O time garantiu o acesso à Série A-2 do Campeonato Paulista em 1994, quando foi vice-campeão da Série A-3. Infelizmente foi rebaixado para a Série A-3 dois anos depois, mas foi campeão desta em 1999.

Atualmente, o time está na Série A-2 do Campeonato Paulista e tenta o acesso à elite do futebol estadual, a Série A-1. O time está muito bem na competição e tem tudo para conseguir a ascensão, é o líder do Grupo 3 da Fase Semifinal com 9 pontos e 100% de aproveitamento.

Alguns craques que entraram para a históriaO Jacaré revelou para o mundo diversos craques, como por exemplo Ronaldão, que foi tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, e também Vilson Tadei, Campeão Mundial Interclubes pelo Grêmio em 1983.