Paulista 1 x 2 Guaratinguetá - Caçula é o primeiro finalista

Jundiaí, SP, 21 (AFI) – O Guaratinguetá é o primeiro finalista da disputa do Título do Interior no Campeonato Paulista. Com um futebol objetivo e eficiente, o time do Vale do Paraíba venceu o Paulista de virada por 2 a 1, na tarde deste sábado, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, e garantiu sua vaga para a decisão. Na partida de ida, os visitantes já haviam vencido por 1 a 0 em casa e dependiam apenas de um empate. Os donos da casa, mesmo com um jogador a mais desde o primeiro tempo – Carlinhos foi expulso aos 21 do primeiro tempo -, apresentaram um futebol apático e foram facilmente marcados pela marcação eficiente do rival.

Agora, o Guaratinguetá, um dos estreantes na elite paulista, aguarda a definição de quem será o adversário na final do Título do Interior. Neste domingo, o Noroeste recebe a Ponte Preta, em Bauru, precisando somente de um empate. Enquanto isso, o Paulista iniciará a reformulação no elenco para a disputa do Brasileiro da Série B. O time estréia contra o Coritiba, no dia 12 de maio, na capital paranaense.

Nem com um a mais Galo acorda
Depois de uma pressão inicial dos visitantes, o Paulista tomou as rédeas da partida a partir dos dez minutos. O primeira chance real do Galo aconteceu aos 14. O meia Diogo cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Dema subiu com estilo para cabecear, mas nas mãos do goleiro Edson Bastos.

Logo que a bola rolou o jogo deu indícios de que teria muitas emoções. No primeiro lance de ataque, a um minuto, o árbitro Guilherme Cereta de Lima apitou um pênalti duvidoso para o Guaratinguetá, após choque entre Marco Aurélio e Vandinho. Na cobrança, o próprio Vandinho bateu, mas o goleiro Victor defendeu com o pé.

O ótimo ritmo do início do jogo caiu após os 15 minutos e partida passou a ficar amarrada no meio-campo. Até que aos 21, o volante Marcelo Oliveira invadiu a área e acabou derrubado pelo zagueiro Carlinhos. Pênalti para o Galo e expulsão do defensor do Guará, que levou o segundo amarelo. Na cobrança, aos 24, Marcos Denner marcou com direito a “paradinha”.Aos 29 por muito pouco o time do Vale do Paraíba chegou ao empate. Após belo passe de calcanhar do meia Alê, o atacante Vandinho bateu cruzado e Victor bateu-roupa, atrapalhado pelo gramado molhado. O goleiro, entretanto, conseguiu tirar com os pés antes que o atacante Dinei aproveitasse o rebote.

Mesmo com um a menos, o Guará partiu para o abafa no final da etapa. E aos 31 chegou com muito perigo novamente. Vandinho fez bela jogada individual pela direita e cruzou para trás. Quando ia finalizar, Alê foi bloqueado por Victor e o zagueiro Marcus Vinicius.Quando tudo levava a crer que o jogo iria para os vestiários com a vitória parcial, aconteceu o inesperado. Mesmo com um a menos, o Guaratinguetá aproveitou a apatia do adversário e empatou aos 42. Vandinho cruzou pela direita e Alê apareceu de surpresa para marcar de cabeça.

Balde de água friaO gol foi um verdadeiro balde de água fria no time tricolor. Tentando colocar a equipe no ataque, em busca da vitória, Mancini tirou Marcus Vinicius e Diogo para as entradas de Dauri e Rodrigo Fabri, respectivamente. As alterações, no entanto, não deram muito efeito e a apatia do Galo continuava imperando.

Com uma atuação apagada na primeira etapa, o atacante Leandrinho foi sacado ainda no intervalo pelo técnico Vagner Mancini. Em seu lugar entrou Victor Santana. O time, entretanto, teve pouco para assimilar a mudança. Logo aos dois minutos, Marcus Vinicius errou passe e tocou nos pés de Vandinho, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro para virar.

Aos 20, por muito pouco o meia Léo Mineiro não chegou ao terceiro gol. Ele recebeu na área, deu bela finta em Marcelo Oliveira e bateu com categoria tirando tinta da trave esquerda de Victor. Apesar de insistir no ataque atrás dos gols, o Paulista apresentou apatia total e não teve poder de reação para reverter o resultado nem com um jogador a mais. Paulista 1 x 2 Guaratinguetá

Ficha Técnica

Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí – SPPaulista
Victor; Marco Aurélio, Dema, Marcus Vinicius (Dauri) e Fábio Vidal; Réver, Marcelo Oliveira, Diogo (Rodrigo Fabri) e Fernando Diniz; Leandrinho (Victor Santana) e Marcos Denner.
Técnico: Vagner Mancini

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
Renda: R$ 17.518,00.
Público: 1.516 pagantes
Cartões Amarelos: Carlinhos (Guaratinguetá)
Cartão Vermelho: Carlinhos, Jeci e Edson Bastos (Guaratinguetá)
Gols: Marcos Denner aos 24’/1T (Paulista); Alê aos 42’/1T e Vandinho aos 2’/2T (Guaratinguetá)

Guaratinguetá
Edson Bastos; Geovane (Odirlei), Carlinhos, Jeci e Leandro Smith (Júnior); Tobi, Magal, Ale e Célio; Dinei e Vandinho (Léo Mineiro).
Técnico: Márcio Araújo