Sub-15: Pão de Açúcar decidirá título do Manchester United

São Paulo, SP, 22, (AFI) – O Pão de Açúcar venceu o Atlético-PR, nos pênaltis, na manhã deste domingo, e será o adversário do São Paulo na decisão da etapa paulista da Manchester United Premier Cup. A final será disputada às 10h desta segunda, no Centro de Treinamento do Pão de Açúcar. O vencedor desse duelo joga a final brasileira contra o Vasco, que conquistou, também neste domingo, a etapa carioca do mais importante campeonato do país na categoria sub-15. As equipes do Atlético-PR e do Pão de Açúcar fizeram uma partida bastante equilibrada neste domingo, ao contrário de sábado, quando o time paranaense dominava o jogo antes da paralisação em virtude da forte chuva. Após o empate sem gols no tempo normal, o Pão de Açúcar marcou 3 a 1 nos pênaltis.

“No sábado, a ajuda caiu do céu, literalmente”, disse o técnico do Pão de Açúcar, Maurício Nogueira Barbieri. “Estávamos tomando um sufoco grande, mas a chuva interrompeu o jogo. Conseguimos reverter a situação, e os garotos mostraram muita determinação.”

A decisão desta segunda-feira pode ser encarada como uma revanche para o São Paulo, do técnico Bruno Petri, que perdeu somente um jogo na competição. Só foi derrotado na terceira rodada, exatamente para o Pão de Açúcar, por 1 a 0. E no Rio o Vasco é campeão
Desde 2000 o Vasco não participava da Manchester United Premier Cup. E a volta não poderia ter sido melhor. Conhecido como o “time da virada”, o Vasco comprovou a fama e conquistou neste domingo, na Sendolândia, o título da etapa carioca da competição. Venceu o Botafogo nos pênaltis por 2 a 1, após empate por 2 a 2 no tempo normal. O Vasco perdia o jogo por 2 a 0 até os 19 minutos do segundo tempo, cada etapa tem 20 minutos apenas, mas Philippe Coutinho serviu Willien, que diminuiu. Logo após isso, aos 21, o jogador sofreu pênalti, convertido também por Willien.

O Vasco entrou em campo como favorito, mas foi surpreendido por uma cobrança de falta de Marcus Vinícius, aos oito minutos. Ele chutou quase da linha de meio de campo, mas contou com a falha conjunta dos zagueiros e do goleiro Fabrício. A bola entrou direto. Na etapa final, ainda nervoso, o Vasco viu o Botafogo ampliar aos 7 minutos, num chute forte de Fabiano, de fora da área.

Na decisão por pênaltis, foi a vez de o goleiro Fabrício rilhar. Ele, que falhou no primeiro gol do Botafogo, defendeu as cobranças de Fabiano e Cidinho, garantindo a vitória vascaína.

Só acaba quando termina”Durante seis anos ficamos de fora, e agora, para voltar, nos preparamos por dois meses. O time jogou bem, mas os elogios parece que mexeram com os jogadores e eles relaxaram no começo. Em dois tempos de 20 minutos cada segundo é muito importante, e trabalhamos isso com o grupo. A gente tinha de acreditar até o final e foi o que aconteceu”, festejou Marcos Alexandre, técnico do Vasco.

A partida parecia decidida, mas aos 19 minutos Philippe Coutinho, titular da Seleção Sub-15, driblou dois zagueiros na área e rolou para Willien acertar um chute forte, reduzindo a diferença. Já nos acréscimos, aos 21, Philippe entrou driblando na área de novo e foi derrubado. Willien bateu e empatou.
A Manchester United Premier Cup, promovida pela Nike, tem por objetivo proporcionar aos jogadores a chance de competir em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, aprender sobre outras nações e culturas a partir do contato com garotos da mesma idade. O campeão da etapa brasileira vai representar o Brasil na final mundial, em julho, na Malásia.

Campeões brasileiros da Manchester United Premier Cup

1997 – Corinthians Campeões mundiais da Manchester United Premier Cup

1998 – São Paulo
1999 – Vitória (BA)
2000 – Internacional (RS)
2001 – Vitória (BA)
2002 – São Paulo
2003 – Corinthians
2004 – Corinthians
2005 – Fluminense
2006 – São Paulo

1997 – Platense (Argentina)
1998 – Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 – Barcelona (Espanha)
2000 – Internacional (RS)
2001 – Vitória (BA)
2002 – São Paulo
2003 – Corinthians
2004 – Manchester City (Inglaterra)
2005 – Fluminense
2006 – Chivas Guadalajara (México)