Carioca: Fogão campeão e na decisão contra o Mengão
Rio de Janeiro, 22 (AFI) – Com um início arrasador e um futebol envolvente do início ao fim, o Botafogo venceu a Cabofriense por 3 a 1 neste domingo, no Maracanã, e ficou com o título da Taça Rio, se habilitando para enfrentar o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, na final do Campeonato Carioca.
Os jogos da decisão serão nos próximos dois domingos, dias 29 de abril e 06 de maio. O Botafogo lutará pelo bicampeonato estadual, enquanto que o Flamengo buscará se vingar do título perdido em 1989.
O Botafogo já havia sido melhor no último jogo, mas embarrou na boa atuação do goleiro Gatti, que inclusive voltará para o Cruzeiro. O time do técnico abriu o placar aos 11′: Lucio Flavio cobrou falta da esquerda e o volante Túlio emendou de primeira para o fundo das redes. Golaço. Dois minutos depois, outro belo gol: Dodô recebeu de Jorge Henrique, driblou Marcão e Cleberson, com um só drible, e mandou uma bomba, marcando seu 11º gol na competição.
Estes dois gols seguidos “acabaram” com a Cabofriense, que sofreu o 3º aos 18′, após longa troca de passes entre os jogadores botafoguenses que acabou em assistênciade Joílson para Zé Roberto tocar na saída de Gatti.
Estava muito fácil e com isso o Botafogo diminuiu o ritmo. Então aos 25′, cobrança de escanteio e Willian acertou uma cabeçada violenta, sem defesa para o goleiro Júlio César. Também foi o 11º gol do atacante no Cariocão. No entanto não foi o suficiente para a Cabofriense incendiar a decisão. O Botafogo parou nas mãos de Gatti aos 29′, com Juninho, e aos 32′, com Joílson.
No 2º tempo, Gatti voltou a aparecer aos 7′, em chute de Lucio Flavio. O último lance de perigo da partida foi cercado de polêmica: Júlio César cometeu falta sobre Zé Roberto. O assistente Beival do Nascimento levantou a bandeira, mas o árbitro não viu seu gesto e a jogada prosseguiu, com a Cabofriense marcando mais um gol, através de Zé Carlos. Só que Ubiraci Damário decidiu atender ao assistente, que permaneceu com a bandeira em pé, e invalidou o lance para revolta do técnico Waldemar Lemos.
Ficha Técnica
Cabofriense 1 x 3 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22/4/2007.
Árbitro: Ubiraci Damásio.
Auxiliares: Beival do Nascimento Souza e Paulo Sergio Durães Fernandes.
Cartões amarelos: Zé Roberto, Juninho, Marcão e Cléberson.
Renda: não divulgada.
Público: 47.824 pagantes.
Gols: Túlio 11′, Dodô 13′, Zé Roberto 19′ e Willian 19′ do 1ºT.
Cabofriense
Gatti, Jardel, Cléberson, Éverton e Julio César; Marcão, Marcos Marins (Tenório), Ruy (Madisson) e Marcelinho; William (Alexandro) e Zé Carlos.
Técnico: Waldemar Lemos.
Botafogo
Julio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio (Diguinho) e Zé Roberto (Juca); Jorge Henrique (André Lima) e Dodô.
Técnico: Cuca.





































































































































