Grêmio 1 x 0 Cerro Porteño - Vitória bem ao estilo gaúcho
Porto Alegre, RS, 24 (AFI) – Com uma vitória bem ao estilo gaúcho, o Grêmio conquistou a vaga para as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Na base da raça e empurrado pela sua torcida, o Tricolor venceu o Cerro Porteño-PAR por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.Com o resultado, o time gaúcho garantiu a primeira colocação do Grupo 3, com dez pontos, e só aguarda os outros jogos da competição que acontecerão quarta e quinta-feira para saber quem será seu adversário. Já os paraguaios, líderes até a penúltima rodada, acabaram na lanterna com apenas sete pontos.
O outro classificado do grupo é o Cúcuta Deportivo, que venceu o Desportes Tolima por 4 a 3, no duelo colombiano da rodada. O Cúcuta acabou na segunda colocação da chave, com nove pontos e, como já é pior segundo colocado da Libertadores, pegará o Santos na próxima fase. Só deu Grêmio, mas faltou o gol
Desde o apito inicial do árbitro Sergio Pezzotta, o dono do jogo foi o Grêmio. Incentivado pela torcida que lotou o Olímpico e marcando sob pressão, o Tricolor partiu com tudo para o ataque. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 13 minutos. Tcheco fez cruzamento pela direita na segunda trave e, no momento, em que Tuta iria cabecear o goleiro Navarro saiu para segurar a bola.
O Cerro, acuado no campo de defesa, raramente conseguia chegar ao ataque. E aos 25, por muito pouco a equipe gaúcha não abriu o placar. Tuta fez o pivô e deu belo passe para Patrício. Esse invadiu a área livre pela direita, mas bateu em cima do goleiro, perdendo chance clara de marcar.O clube gremista poderia ter saído para o intervalo com a vantagem no placar. Isso porque aos 32 o time de Mano Menezes acabou prejudicado pelo árbitro. Após bola levantada na área em cobrança de escanteio, o zagueiro Teco marcou de cabeça, mas o juiz anulou o gol assinalando impedimento incorretamente.
Apesar de dominar completamente a etapa, o Grêmio abusou das bolas aéreas e acabou esbarrando na sólida defesa paraguaia. O último grande lance do período inicial aconteceu aos 44. Após tabela rápida com Tcheco, Tuta invade a área e, na cara do gol, bate em cima de Navarro. No rebote, Tcheco chuta mal, por cima do gol. E bastou o treinador realizar a primeira alteração para a história do jogo mudar. Aos 19 minutos, o meia Everton entrou no lugar do volante Nunes. Cinco minutos depois, Sandro Goiano levantou bola na área em cobrança de falta e o próprio Everton subiu com estilo, livre de marcação, e abriu o placar.
Ufa, vitória da raça
Na segunda etapa, o Grêmio continuou com o domínio da partida, mas passou a exercer uma pressão menor. Sem criatividade no setor de criação, o time passou a “rifar” a bola da defesa para o ataque, o que acabou favorecendo os zagueiros do Cerro. Apesar disso, Mano Menezes demorou para realizar mudanças na equipe.
O gol deu mais tranqüilidade aos jogadores gremistas, que passaram a encaixar melhor os passes e a administrar o resultado. Desesperado para tentar ao menos o empate, o Cerro tentou sair para o ataque, mas o gol desestruturou a equipe, que apenas assistiu a derrota até o final. Próximos Jogos
Agora, o Grêmio deixa um pouco de lado a Libertadores para voltar suas atenções para o Campeonato Gaúcho. O Tricolor fará, neste domingo, às 16 horas, a primeira partida da final estadual contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Ficha Técnica
Grêmio 1 x 0 Cerro Porteño-PAR
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) Grêmio
Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Nunes (Everton), Sandro Goiano, Tcheco (William Antunes) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Edmilson) e Tuta. Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG)
Cartões Amarelos: Patrício, William e Diego Souza (Grêmio); Navarro, Pérez, Achucarro, Cabrera e Salcedo (Cerro Porteño)
Gols: Everton aos 24’/2T (Grêmio)
Cerro Porteño-PAR
Navarro; Rojas, Álvarez, Cabrera e Pérez; Morinigo (Da Silva), Britez (Cristaldo), Edgar González e Salcedo; Ramírez e Achucarro (Godoy).
Técnico: Gustavo Costa.





































































































































