Potiguar: ABC retoma hegemonia e garante vaga na Série C

Natal, RN, 30 (AFI) – A inesperada goleada do ABC sobre o América, por 5 a 2, que valeu o título estadual ainda serviu para recuperar a hegemonia do futebol potiguar, que estava em poder do interior. Potiguar e Baraúnas, ambos de Mossoró, foram campeões em 2005 e 2006, respectivamente. E, de quebra, o ABC assegurou o direito dentro do campo, para retornar à Série “C” do Campeonato Brasileiro.

O primeiro Campeonato Potiguar disputado no Estádio Maria Lamas Farache, ficou com o dono da casa. Essa era a preocupação de alguns torcedores e conselheiros do ABC, já que o primeiro gol no estádio foi marcado, por Cunha, em um clássico realizado o ano passado contra o Alecrim durante a inauguração do belíssimo estádio do agora atual campeão estadual de 2007.

Em campo, o ABC não tomou conhecimento do América aplicando-lhe uma goleada por 4 a 1, ainda no primeiro tempo. O técnico Ferdinando Teixeira, apontado como o grande responsável pelo título abecedista, chegou para clube há 5 jogos, ocupando a vaga de Roberval Davino. O novo técnico procurou manter um time base desde que assumiu a equipe.

Além de uma excepcional partida de todo o grupo, com exceção do goleiro França, que falhou no primeiro gol americano, o ABC poderia ter feito 6, 7 ou até oito gols no clássico, tal a fragilidade do time rubro. Em compensação, ratificando sua condição de craque do campeonato, Walinson, garoto de apenas 18 anos, em uma tarde iluminada marcou quatro gols, sendo dois de belíssima feitura.