Confirmado: Gol fora de casa vale dois na Copa Libertadores
Campinas, SP, 3 (AFI) – Se o Grêmio ganhar por 2 a 1 a partida de volta, o que acontece? Vaga São-paulina ou decisão nos pênaltis? Estas dúvidas estão nas cabeças de muitos brasileiros. A Libertadores da América tradicionalmente no mata-mata teve saldo de gols simples, mas no ano passado tudo mudou. Começou a vigorar o saldo de gols qualificado, onde os gols marcados fora de casa é critério de desempate.
A dúvida sobre o regulamento não é exclusividade dos torcedores. Um importante membro da Conmebol, entidade que rege o futebol sul-americano e formulou o regulamento da competição, errou feio ao se pronunciar sobre o assunto. O brasileiro Ildo Nejar, delegado do órgão, disse que o Torneio Continental tem saldo simples.
“Se o Grêmio ganhar por 2 a 1 do São Paulo, dá pênaltis. O importante é o saldo de gols, saldo simples”, afirmou o delegado da Conmebol. Era…
Na realidade, o resultado levantado por Nejar daria vaga ao clube paulista. Já que pelo artigo 5.2, do regulamento da Competição Sul-americana, que remete ao item anterior, explica bem a situação, ao destacar que “persistindo a igualdade, a posição será definida ao clube com maior quantidade de gols como visitante”.
Dessa maneira, o Tricolor Paulista leva a vantagem para o Olímpico, no duelo brasileiro, por ter vencido a partida de ida no Morumbi por 1 a 0. Agora, o São Paulo pode até perder por um gol de diferença, desde que marque gols. Ao Tricolor Gaúcho resta vencer por dois gols de diferença ou mais. Caso o jogo termine 1 a 0 para o Grêmio, a disputa da vaga vai para os pênaltis.





































































































































