Vitória x Avaí - Para curar a ressaca dos baianos na Série B

Ze Teodoro 0012 130Salvador, BA, 11 (AFI) – Ainda sob os efeitos do título baiano, comemorado nesta semana, o Vitória já tem outra difícil missão pela frente: a estréia no Campeonato Brasileiro da Série B, neste sábado, às 16 horas, contra o Avaí, no Estádio Barradão, em Salvador.

Vindo da Série C do último ano, quando fez uma campanha de recuperação inimaginável, o time baiano quer voltar para a elite nacional, lugar que deixou em 2004. A força da sua torcida, que neste ano tem uma das melhores médias de público do país, a tradição da sua camisa e o entrosamento do seu elenco são as apostas do Vitória na Série B.

Do lado do Avaí, a idéia não é realizar uma campanha mediana como fez no último ano, quando terminou na 13ª colocação, com 46 pontos, e passou as últimas rodadas sem nenhuma motivação, nem lutando para cair, muito menos para subir.

A grande aposta da equipe catarinense, comandada pelo técnico Zé Teodoro (foto), é no atacante Elton Calé, o beijoqueiro, que veio do Rio Claro e foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano não só pelos gols marcados. Nas comemorações, o atacante beijava seu irmão na boca.

Para curar a ressaca
De “ressaca”, os jogadores do Vitória se apresentaram nesta sexta-feira e os jogadores que jogaram quarta-feira, contra o Bahia, se submeteram apenas a um treino regenerativo em uma academia e depois uma corrida leve no campo de treino.

Alguns jogadores como o atacante Índio e o volante Bida chegaram a preocupar para a estréia, no entanto, foram liberados pelo departamento médico do rubro-negro. Certo mesmo será a ausência do volante Vanderson.

O jogador, no último jogo da Copa do Brasil, quando o Vitória foi eliminado da pelo Atlético Paranaense, foi expulso e, ao ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça da CBF, pegou duas partidas. As punições serão cumpridas justamente contra o Avaí e no compromisso seguinte, fora de casa, diante do São Caetano. Seu substituto será Garrinchinha. O atacante Joãozinho está apto para jogar, no entanto, deve permanecer no banco, já que a dupla que vem jogando, Índio e Sorato, está entrosada.

Problemas levam à mudanças
O Avaí tem problemas. Com os desfalques, o treinador Zé Teodoro foi obrigado a mudar o esquema tático da equipes: saiu o 4-4-2 para a entrada do 3-5-2.

Por lesão não viajaram o zagueiro Rafael, lesionado no joelho esquerdo, foi vetado pelo departamento médico, além do meia Rodrigo Félix. Já Paulo Turra está suspenso. Nos outros setores, o técnico não tem problemas.

“Toda estréia é difícil, principalmente para um time como o nosso que está em formação”, explicou Zé Teodoro, temendo o poderio adversário, motivado com o título estadual.

Ficha Técnica

Vitória x Avaí

Local: Estádio Barradão, em Vitória-BA
Data: 12/05/2007
Horário: 16 horas
Árbitro: Fernando Rogério de Oliveira Assunção-AL

Vitória
Emerson; Apodi, Jean, Wallace e Anderson Rodrigues; Bida, Garrinchinha, Capixaba e Jackson; Índio e Sorato.
Técnico: Givanildo Oliveira

Avaí
Eduardo Martini; Alessandro Lopes, Paulo César e Fábio Fidélis; Rodrigo Galo, Pedro Ayub, Batista, Richardson e João Paulo; Marcelinho e Elton Calé.
Técnico: Zé Teodoro