Fortaleza 3 x 1 Portuguesa - Se não fosse o primeiro tempo

Fortaleza, CE, 11 (AFI) – Cinco dias após conquistar o título da Série A-2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa estreou com o “pé-esquerdo” no Brasileiro da Série B. O time rubro-verde perdeu por 3 a 1 para o Fortaleza, na noite desta sexta-feira, no Estádio Castelão, na capital cearense.A Lusa teve um primeiro tempo desastroso e acabou levando três gols. Após o intervalo, o técnico Vagner Benazzi mudou a postura do time, que voltou melhor. Apesar de pressionar os 45 minutos finais, a equipe paulista não conseguiu chegar ao empate.

Melhor para o Tricolor, que levou os primeiros três pontos. Destaque para o atacante Rinaldo, que marcou dois e chegou ao gol de de número 94 com a camisa do Leão do Pici.

Goleada à vista…
Tanto que a primeira chance real acabou culminando em gol. Após cobrança de escanteio pela esquerda, a defesa da Portuguesa falhou e o atacante Rinaldo, livre na segunda trave, só completou para as redes.

Antes mesmo da bola rolar, a torcida do Fortaleza recebeu uma péssima notícia. O técnico Paulo Bonamigo trocou o time cearense para dirigir o Goiás, na Série A. Com dois times campeões em campo, a partida começou disputada, mas presa ao meio-campo e sem muitos lances de perigos.

O gol animou os donos da casa, que passaram a marcar a saída de bola e acuar a Lusa no campo de defesa. Dessa forma, não demorou muito para sair o segundo gol. Após outra falha desastrosa, o goleiro Tiago tentou sair jogando na área, mas Rinaldo roubou a bola e só empurrou para as redes.

A vantagem de dois gols deu tranqüilidade ao Tricolor, que diminuiu o ritmo e passou a valorizar a posse de bola. Enquanto isso, a Lusa, perdida em campo, sofria para sair para o jogo. No final, aos 36, o Fortaleza, em sua terceira finalização, marcou o terceiro gol. O meia Igor recebeu de Jean e, de fora da área, acertou o ângulo direito de Tiago.

A Potuguesa apresentou um péssimo primeiro tempo e foi facilmente dominada pelo time cearense. A única finalização a gol rubro-verde aconteceu somente aos 42 minutos. O meia Preto chutou de fora da área, mas sem grandes dificuldades o goleiro Getúlio encaixou a bola.

Lusa melhora, mas não o suficiente
E as broncas e a mudança surtiram efeito. A Lusa voltou com uma postura totalmente diferente na etapa final e conseguiu diminuir logo aos quatro minutos. O atacante Vaguinho cobrou escanteio pela direita e o zagueiro Bruno subiu no segundo andar para marcar de cabeça.

Insatisfeito com a atuação de sua equipe, o técnico Vagner Benazzi rasgou o verbo nos vestiários. Tanto que a Portuguesa voltou para o segundo tempo com mais de cinco minutos de atraso. Para deixar sua equipe mais ofensiva, o treinador também decidiu fazer uma mudança. Tirou o meia Alexandre para a entrada do atacante Rivaldo.

Assustado com a reação rubro-verde, o Forteleza passou a ter dificuldades para criar jogadas de ataque. Aos 22, por muito pouco os visitantes não chegaram ao segundo gol. O meia Bruno Soares alçou bola na área, em cobrança de falta pela direita, e Preto desviou de cabeça, mas a bola raspou a trave direita.Até o final da partida, a Lusa tentou buscar os gols, mas faltou mais eficiência nas finalizações. O Tricolor se segurou como pôde e no final jogou apenas para segurar a vitória.

Próximos Jogos
Ficha Técnica

No próximo dia 19 de maio (sábado), às 16 horas, o Fortaleza volta a campo para enfrentar o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Já Portuguesa jogará contra o Santo André, na próxima terça-feira, às 20h30, no Estádio Canindé, em São Paulo.

Fortaleza 3 x 1 Portuguesa
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza – CE
Árbitro: Emerson Batista da Silva – PB
Renda: Não divulgada.
Público: 10.980 pagantes.
Cartões Amarelos: Jean e Aldivan (Fortaleza); Marcos Paulo, Eric, Bruno, Leonardo e Marco Aurélio (Portuguesa)
Gols: Rinaldo aos 11’/1T e aos 16’/1T e Igor aos 36’/1T (Fortaleza); Bruno aos 4’/2T (Portuguesa)

Fortaleza
Getúlio; Raulen, César, Preto e Aldivan; Dude, Léo, Igor (Rogério) e Rogerinho (Jean)(Rodrigo); Rinaldo e Cleiton.
Técnico: Paulo Bonamigo

Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Marco Aurélio, Bruno e Leonardo; Marcos Paulo, Rai (Bruno Soares), Eric e Alexandre (Rivaldo); Vaguinho (Dias) e Preto.
Técnico: Vágner Benazzi