São Caetano: o elenco e suas chances dentro da Série B

Somalia 0002 130São Caetano do Sul, SP, 17 (AFI) – O Portal Futebol Interior faz um balanço incial de todos os 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série B. É uma apresentação do elenco e uma análise do time e de suas chances dentro da competição. Acompanhe!

O objetivo da dividida diretoria do São Caetano é apagar rapidamente a imagem negativa deixada ano passado, quando foi vice-lanterna do Brasileirão e acabou rebaixado para a Série B. Os planos iniciais de reformulação funcionaram bem, graças à competência do técnico Dorival Júnior.

Depois de um início de década arrasador, quando sagrou-se duas vezes o vice-campeonato brasileiro, em 2000 e 2001, e também ficou com o vice da Copa Libertadores, além do inédito título paulista, em 2004. Depois o time passou por um declínio. Tudo, coincidentemente, aconteceu após os desleixos da diretoria, preocupado mais em fazer negócios do que buscar conquistas, e da morte do zagueiro Serginho, vítima de uma parada cardíaca, em pleno Morumbi, em 2004. No ano seguinte o time foi mal na Série A e em 2006 caiu.

Mas o novo elenco acabou se encaixando bem, com algumas surpresas, como a regularidade do goleiro Luiz; a firmeza do zagueiro Maurício e o talento do meia Douglas. Sem contar os gols do grandalhão Somália (foto), artilheiro do Paulistão, com 13 gols.

Por outro lado, o elenco sofreu algumas baixas, principalmente pelas laterais. Saíram dois titulares: Paulo Sérgio, pela direita, que foi para o Palmeiras, e Triguinho, pela esquerda, que se transferiu para o Anderlecht, da Bélgica. O volante Rafael Muçamba, pouco usado, preferiu para o América, de Natal, que voltou à Série A.

Prognóstico FI: A base deixada por Dorival Júnior, após a surpreendente campanha no Campeonato Paulista, onde sagrou-se vice-campeão, é boa. O time é equilibrado e depende agora no técnico Jair Picerni, cada vez mais defasado no tempo. É um time que se pegar o “espírito da Série B” pode brigar pelo acesso.

Reforços: Peter (lateral-direito – Cruzeiro), Athos (meia – Criciúma); Luan (atacante – União São João), Pedro Júnior (atacante), Gláucio (volante – Paulista); Tobi (volante – Guaratinguetá); Dedimar (zagueiro – Marília).

Elenco:

Goleiros: Luiz, Mauro

Zagueiros: Thiago, Maurício, Daniel, Neto, Galiardo, Kleber, Dedimar

Laterais-direitos: Peter, Alessandro

Laterais-esquerdos: Cláudio

Volantes: Luis Alberto, Glaydson, Marabá, Ademir Sopa, Tobi, Gláucio

Meias: Douglas, Canindé, Leandro Lima, Athos.

Atacantes: Somália, Luiz Henrique, Dejair, Val Baiano, Marcelinho, Pedro Junior, Luan.

Técnico: Jair Picerni

Ficha Técnica

Associação Desportiva São Caetano (www.adsaocaetano.com.br )
Fundação: 04/12/1989
Estádio: Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul-SP.
Mascote: Azulão
Presidente: Nairo Ferreira de Souza
Principais conquistas: Vice-campeão brasileiro de 2000 e 2001; vice-campeão da Copa Libertadores, em 2001; campeão paulista de 2004.
Classificação no Brasileiro da Série A em 2006: 19º lugar