Opinião José Flávio Scavazza: Importância da Copa América

A importância da Copa América é igual à da Copa Sul-Americana de Clubes, ou seja, nenhuma. A única diferença é que o torneio de seleções tem mais tradição e a tal copa de clubes é um furo na água. Só isso. No mais, as duas competições são de uma inutilidade gritante, pois saem do nada e vão para lugar nenhum.

No futebol moderno, falando em termos de seleções, a campeã das eliminatórias – que vale muito porque classifica para a Copa do Mundo – é a melhor do continente. Não precisa de Copa América. E falando sobre clubes, o que vale é a Libertadores da América. Não precisa de Copa Sul-Americana.

São fatos tão elementares que, às vezes, eu penso que os dirigentes ganham por campeonatos que inventam ou mantêm e pela quantidade de jogos que conseguem realizar entre seleções e clubes…

Mudanças na tabela
A direção do União Agrícola Barbarense deve encaminhar o mais rapidamente possível um pedido de alteração dos dias e horários dos seus jogos como mandante na Copa Federação Paulista de Futebol. Pela tabela original que foi divulgada na semana passada, as quatro primeiras partidas do alvinegro (contra os times B do Ituano, Paulista de Jundiaí, Guarani de Campinas e Palmeiras) estão marcadas para domingo no horrível horário das 11h. Os dirigentes devem pedir que eles mudem para sábado, às 16h. Esses são o dia e o horário escolhidos pela maioria dos torcedores através de uma pesquisa realizada antes do Campeonato Paulista.

Também é recomendável mudar para terça ou quinta-feira os jogos que estão marcados para as noites de quartas – dia 29 de agosto contra o Atlético Sorocaba e dia 5 de setembro contra o Grêmio Barueri, pois coincidem com rodadas do Campeonato Brasileiro, inclusive com um clássico entre Palmeiras e São Paulo na parada.

Não sei se foi a pressa ou a falta de critérios, mas os clubes deveriam ter sido consultados antes da elaboração da tabela. De qualquer forma, o quanto antes as providências forem tomadas, melhor para todos, principalmente para os torcedores e os jogadores, componentes essenciais de um espetáculo esportivo.

Mural da Bola
() Alguns torcedores unionistas especializados em designer de roupas e informática elaboraram esboços como sugestões para novos uniformes do time de futebol. Eu vi os desenhos e gostei. Está mais do que na hora de mudar. Por isso, é bom os dirigentes analisarem o projeto com carinho.

() Cá entre nós: essa bola da Copa do Brasil também é feia que dói, hein?!? Parece aquela bola de plástico que a gente vê com as crianças na praia.

() R$ 6 pelo ingresso da Copa FPF está de bom tamanho? Opiniões para o e-mail [email protected].

“Tenho Dito”
“Quando se fala de parceria, aparecem muitos para opinar e criticar e poucos para colocar a mão na massa. Da nossa diretoria mesmo, dá pra contar nos dedos de uma mão só quantos estão aqui para ajudar.” Reinaldo Brugnerotto “Italiano”, presidente do União Barbarense, em entrevista ao programa Dia-a-Dia Esportes da Rádio Luzes, falando sobre as negociações de uma nova parceria para o futebol do clube.
Fl. 01/02

Troféu ApagãoPara a tabela de jogos da 1ª Fase da Copa Federação Paulista de Futebol que foi madrasta com o União Barbarense. Além de cumprir o último compromisso fora de casa (contra o Guarani, em Campinas), o Leão da 13 vai folgar na rodada derradeira.

Troféu Gol de Placa
Para o Olímpia que integrou o chamado “grupo da morte” da fase semi-final da Série A-3 (3ª divisão) do Campeonato Paulista de Futebol e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência.

José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder
da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora
integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve
às segundas-feiras.
e-mail: [email protected]