Conquista! Botafogo volta a ser representado no carnaval

Ribeirão Preto, SP, 24 (AFI) – O projeto era antigo. Colocar o Botafogo na avenida entre as principais escolas do tradicional carnaval de Ribeirão Preto era um sonho para muitos integrantes da torcida Fiel Força Tricolor, quando ainda era presidida pelo Márcio Junqueira, conhecido como Terror.

No último dia 19, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Ribeirão Preto, Sr. Alberto, filiou a torcida botafoguense, que voltará ao cenário carnavalesco da cidade, já que até o final dos anos 80 o clube tinha seu representante.

Confira a entrevista com o presidente André Trindade, um dos responsáveis por mais esta conquista botafoguense.

Cleber Akamine – Como surgiu a idéia de voltar ao carnaval de Ribeirão Preto?
André Trindade – Este é um antigo projeto do nosso ex-presidente, Marcio Junqueira (Terror), que hoje virou realidade graças à organização da nossa torcida. O pagode aos domingos com a comunidade da Vila Tibério, por exemplo, foi um incentivo para que o projeto chegasse até aqui. Nós estamos no mesmo caminho das grandes torcidas de São Paulo, que em sua maioria tornaram escolas de samba a fim de aumentar a visibilidade, a integração entre torcida e sociedade, além de cumprir metas estatuárias no âmbito social e cultural.

Cleber Akamine – O Botafogo já teve representatividade no carnaval de Ribeirão?
André Trindade – Sim. Até o fim dos anos 80 existia uma escola de samba chamada Botafogo, com sede na Vila Tibério. A escola nunca foi campeã, mas sempre honrou com suas obrigações e fazia bonito na avenida. A comunidade botafoguense era bastante envolvida com a escola e esperamos que o mesmo aconteça em 2008, já que o nosso incentivo são estas pessoas que participaram no passado, e que ainda convivem na Vila Tibério.

Cleber Akamine – E a escola já possui algum investimento financeiro?
André Trindade – Tudo ainda é muito recente e sabemos que o tempo é o nosso maior inimigo. Estamos conhecendo agora as obrigações que teremos como escola, mas a criatividade e o trabalho deverão suprir boa parte do investimento financeiro necessário. Infelizmente, neste primeiro ano não contaremos com verbas da prefeitura. As coisas nunca foram fáceis pra gente. Sobrevivemos durante estes 15 anos de forma digna. Esperamos contar com um apoio maior de empresas e pessoas ligadas, não só ao clube, mas que se preocupem com esse grande evento da cidade.

Cleber Akamine – E a escola já possui um enredo?
André Trindade – Sim. “Botafogo – 90 anos de amor e glórias”. Temos uma programação de samba-enredo para próximos 10 anos. Em nosso primeiro ano contaremos os noventa anos do Botafogo, completados em 2008. Ainda temos projetos de contar alguns feitos do clube, conquistas e biografias de botafoguenses ilustres.

Cleber Akamine – Quem poderá participar da escola/desfile?
André Trindade – A escola é aberta para toda a comunidade, principalmente para os botafoguenses e o povo da Vila Tibério. Não importa a classe social, a etnia, a religião e etc. O que queremos é uma valorização do trabalho cultural e social na cidade.

Cleber Akamine – Quem estiver a fim de cooperar com a escola, como deve fazer?
André Trindade – Nossa sede funciona de terça à domingo, das 18h às 22h. Os interessados deverão comparecer e falar com o Sr. Carlão, ou pelo e-mail: [email protected].