Rondônia - Time caçula fica perto de título inédito

Porto Velho, RO, 27 (AFI) – A Jaruense está perto de conquistar o título estadual de Rondônia de 2007. Neste domingo, a Jaruense venceu a Ulbra Ji-Paraná por 1 X 0 pela primeira partida das finais. A partida deste domingo foi disputada no estádio Leal Chapadão, na cidade de Jaru, no interior de Rondônia, com um bom público. Foi a primeira derrota da Ulbra no certame estadual.
Agora, no próximo domingo, em Ji-Paraná, a Jaruense joga por um empate, sendo que uma vitória da Ulbra por 1 a 0 fará a decisão acontecer nos pênaltis. Vencendo por uma diferença maior de um gol, a Ulbra conquista o bi-campeonato rondoniense.
Detalhes da Jaruense e do Ulbra Ji-Paraná
É a primeira vez que a Jaruense disputa a divisão principal do futebol de Rondônia. Fundada em 1984, a Associação Desportiva Jaruense profissionalizou-se em 2006 e logo de cara foi campeã invicta da segunda divisão rondoniense e este ano, além de estar perto do título estadual, será o representante de Rondônia no Campeonato Brasileiro da Série C, estando no Grupo 1, junto com Fast Clube-AM, Rio Branco-AC e São Raimundo-RR.
Time bastante organizado e com o apoio da Ulbra do Rio Grande do Sul, o time de Rondônia foi montado pelo gaúcho Armando Desessardsque optou em deixar a equipe por não ter se adaptado a cidade de Ji-Paraná, tendo entrando em seu lugar o auxiliar Dado Cavalcanti, de apenas 24 anos. Dado, inclusive, comandou a Ulbra em 2006, quando o time foi campeão estadual.
O Jogo
O único gol do jogo aconteceu logo aos três minutos. Wanderson derrubou Diego dentro da área. Bem colocado, o juiz Francisco Hudson anotou pênalti, que Edílson converteu.
Depois de sofrer o gol, a Ulbra foi para o ataque e criou várias oportunidades, sempre superior no jogo, mas falhando nas conclusões ao perder vários gols. A Jaruense optou em fazer jogadas mais pelas laterais e também criou oportunidades, deixando o primeiro tempo bastante movimentado.
O Ulbra entrou em campo com o seu terceiro goleiro Diego, de apenas 20 anos, já que Edervan (ex-Guarani, Mogi Mirim, Juventus, Inter de Limeira e Marília) e Beto tiveram contusões graves, sendo que Edervan passará por uma cirurgia nesta terça-feira.
Souza perdeu muitos gols
Na etapa complementar, a Ulbra entrou no ataque e Souza perdeu dois gols feitos. Aos dez minutos, Souza acertou uma cabeçada na trave e, aos onze minutos, perdeu um gol feito, quando o veterano goleiro Júlio César já estava vencido.
A Ulbra caiu um pouco de rendimento após o treinador Dado Cavalcanti tirar Leivinha, colocando Rafael Bitencourt. O time perdeu força e criação. Mesmo assim, Souza perdeu mais dois gols feitos antes de ser substituído pelo gaúcho Leandro Kivel.
Nos 20 últimos minutos, a Jaruense apenas administrou a vantagem, trocando passes no meio-campo, buscando neutralizar as jogadas ofensivas da Ulbra. O atacante Marcelo Cabrita, artilheiro da competição com 15 gols, foi uma figura apática na Jaruense. Nos minutos finais, o goleiro Júlio César, o melhor jogador em campo, ainda fez duas boas defesas, garantindo a vitória.
A Jaruense é comandada pelo treinador baiano Pery Santana, que trabalhou nas divisões de base do Vitória-BA e em outras pequenas equipes da Bahia. Na temporada passada já havia sido campeão da segundona de Rondônia com a Jaruense.
Ficha Técnica
Jaruense 1 x 0 Ulbra
Local: Estádio Leal Chapelão (Jaru-RO)
Árbitro: Francisco Hudson de Morais
Cartões amarelos: Joel, Cafu (Jaur); Junior, Souza, Renato Tilão (Ulbra)
Gols: Edílson aos 3´/1 T (pênalti)
Jaruense
Júlio César; Marcinho, Rony, João Paulo e Cafu (Renato); Joel (Nado), Fabinho, Edílson e Soares; Marcelo Cabrita e Diego (Tarcísio).
Técnico: Pery Santana
Ulbra
Diego; Ananias (Quintino), Vágner Leonardelli, Renato Tilão e Leandro Xavier; Wanderson, Teco, Leivinha (Rafael Bitencourt) e Junior; Souza (Leandro Kivel) e Waldson.
Técnico: Dado Cavalcanti