Botafogo 3 x 0 Grêmio - Novo líder passeia no Maracanã
Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) – O Botafogo é o novo líder do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca subiu à primeira posição após vencer o Grêmio por 3 a 0, na tarde deste sábado, no Maracanã, pela 4ª rodada do certame nacional. Juninho, Luciano Almeida e Dodô – sempre ele – fizeram os gols do Fogão, que não deu chance alguma ao adversário.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 10 pontos, em quatro jogos disputados. A equipe da Estrela Solitária dorme na liderança do Brasileirão, pelo menos até a tarde de domingo, quando Paraná, Corinthians, Palmeiras e Vasco entram em campo e podem tomar a posição do alvinegro.
Derrotado na noite deste sábado, o Grêmio manteve-se na 8ª colocação, com seis pontos ganhos. Agora, as atenções do Tricolor gaúcho voltam-se para a Taça Libertadores, competição em que o Grêmio enfrenta o Santos, na quarta-feira, pela segunda partida das semifinais. O Tricolor venceu a primeira por 2 a 0.
Golaço define placar
A chuva é a grande vilã do primeiro tempo. Botafogo e Grêmio não conseguem fazer uma partida muito técnica, pois o gramado do Maracanã está pesado, apesar de a drenagem não atrapalhar o andamento da partida. Jogando em casa e sem perder há sete meses no maior do mundo, o Fogão foi pra cima do Tricolor.
Aos sete minutos, Dodô – que apareceu pouco durante os primeiros 45 minutos – perdeu boa chance, ao bater de pé direito, em direção a linha de fundo. Dois minutos depois, Túlio pegou a sobra e, do bico esquerdo da grande área, bateu com estilo, forçando o argentino Saja a fazer grande defesa.
Aos 12, o Botafogo novamente volta ao campo de ataque. Luciano Almeida avançou pela esquerda, se livrou de Nunes e chutou rasteiro, para mais uma boa intervenção de Saja. Depois de tanto insistir, o Botafogo chegou ao gol aos 18 minutos, com um golaço de Juninho, que arriscou de muito longe e acertou o ângulo esquerdo do goleiro gremista, que pulou apenas para constar.
O gol botafoguense fez acordar o Grêmio, que começou a valorizar mais a posse de bola. Aos 27, a equipe gaúcha foi ao ataque pela primeira vez e quase empatou, não fosse o chute fraco de Bruno Teles defendido por Júlio César. O goleiro do Fogão ainda experimentou dois momentos bastante distintos na partida.
Aos 35, Douglas invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro, em cima do lance, assinalou pênalti. O experiente Amoroso bateu e Júlio César defendeu bem, pulando no canto direito e espalmando a pelota para a frente. Na sobra, a zaga carioca afastou com rapidez. Aos 43, o camisa 1 do Botafogo pediu substituição, sentindo tonturas após a trombada com o gremista no lance do pênalti. Max entrou em seu lugar.
Mais um golaço para o camisa 7
A segunda etapa começou com o Botafogo frequentando mais o campo de ataque. Com a dupla de ataque, formada por Jorge Henrique e Dodô, ainda apagada em campo, o time dependia demais de Lúcio Flávio, já que o meia Zé Roberto, outro destaque do time na temporada, não estava em campo.
Aos nove minutos, o Grêmio teve sua primeira chance de empatar. Diego Souza aproveitou a furada do zagueiro Renato Silva e bateu para boa defesa de Max. O mesmo Diego Souza perdeu outra oportunidade, ao cobrar uma falta no travessão, aos 26 minutos. de tanto perder chances, o Grêmio sofreu o segundo gol. Luciano Almeida cobrou falta e contou com a sorte e o desvio do zagueiro para eganar Saja e ampliar a vantagem carioca.
Aos 40, em nova cobrança de falta, Bruno Teles tirou tinta da trave, em chute forte, que mirava o ângulo esquerdo. Aos 41, no entanto, o Botafogo deu números finais ao jogo. Dodô foi lançado por Jorge Henrique, driblou o goleiro e fez mais um golaço para sua carreira.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, o Botafogo vai até a cidade de São Paulo para enfrentar o Palmeiras, no sábado, às 18h10, no estádio Palestra Itália. Também no sábado, às 18h10, o Grêmio volta ao Rio de Janeiro, desta vez para jogar contra o Vasco, no estádio de São Januário.
Ficha Técnica
Botafogo 3 x 0 Grêmio
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA-SP)
Público: 12.681 pessoas
Cartões Amarelos: Juninho, Asprilla (Botafogo); Diego Souza (Grêmio)
Cartão Vermelho: Schiavi (Grêmio)
Gols: Juninho aos 18’/1T, Luciano Almeida aos 34’/2T e Dodô aos 41’/2T (Botafogo)
Botafogo
Julio César (Max); Joilson, Renato Silva (Asprilla), Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Adriano Felício e Lúcio Flávio (Diguinho); Jorge Henrique e Dodô.
Técnico: Cuca
Grêmio
Saja; Nunes, Schiavi, Pereira e Bruno Teles; Edmilson, Lucas (Willian Magrão), Diego Souza, Amoroso e Ramón (Everton); Tuta (Douglas).
Técnico: Mano Menezes





































































































































