Série A: Confira as estatísticas de mais uma rodada

Rio de Janeiro, RJ, 06 – Neste final de semana será realizada a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Veja alguns dados estatísticos e curiosidades:

Palmeiras x Botafogo
Se o clube carioca vencer, pela primeira vez na história dos pontos corridos passará a não ter saldo negativo. Até o momento, o Glorioso marcou 181 gols e levou 182 em 130 jogos.

Vasco x Grêmio
Se o time cruzmaltino ganhar e o seu maior rival, Flamengo, tropeçar, o ultrapassa em número de pontos desde a adoção do sistema de pontos corridos. O Vasco iria para 234 pontos contra 232 (em caso de derrota) ou 233 (em caso de empate) do rubro-negro.

Náutico x Paraná
No dois confrontos entre estes clubes nunca houve um vitorioso, só empate. Vencendo, o time pernambucano chegará a sua vitória número 140 em Brasileiros.

São Paulo x Atlético/MG
Em caso de vitória, os paulistas deixarão a história dos confrontos igualada, com 11 triunfos para cada lado e 13 empates. Além disso, seria a 410ª em Brasileiros (o São Paulo é o clube que detém o maior número de vitórias na competição, desde 1971).

Internacional/RS x Santos
Perdendo, o time paulista somará a sua 250ª derrota em Brasileiros. Por outro lado, se vencer, empatará a história dos confrontos: seriam 14 vitórias para cada um, além de 8 empates.

Fluminense x Sport
Os dois clubes já se enfrentaram 22 vezes, com 8 triunfos para cada lado. Portanto este jogo poderá ser um tira-teima, caso não haja empate. É também contra o time pernambucano que o Flu registrou a sua pior presença de público em um jogo como mandante. Foi em 1993, nas Laranjeiras. Apenas 129 compareceram. Por outro lado, em 1996, o Sport aplicou 6 a 0 na Ilha do Retiro, na sua maior goleada em toda a história dos Brasileiros.
Se neste domingo, o tricolor carioca sofrer 3 gols, chegará a marca histórica de 1000. Já o rubro-negro de Recife, perdendo, será a 220ª em Brasileiros.

Cruzeiro x Juventude
O time mineiro está a um gol de chegar a 1300 em toda a história da competição.

América/RN x Corinthians
O time potiguar jamais venceu o alvinegro paulista em Brasileiros. São 2 empates e 2 derrotas.

Figueirense x Flamengo
Se o Vasco tiver vencido no sábado, o Flamengo vai precisar ganhar também para não se tornar o carioca com pior aproveitamento dentre aqueles que participaram de todas as edições de Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Atlético/PR x Goiás
Foi contra o time goiano, em 2004, na Arena da Baixada, que o Furacão conseguiu a sua maior goleada em Brasileiros: 6 x 0. Como conseqüência, foi a pior derrota do Goiás em toda a história. No entanto, o confronto entre ambos é muito equilibrado: 9 empates, 8 vitórias paranaenses e 7 goianas.

Com os resultados da última rodada, se levarmos em conta somente os campeonatos disputados por pontos corridos, Santos e São Paulo estão rigorosamente empatados como os melhores: cada clube somou 303 pontos. A diferença é no número de vitórias: 87 santistas e 86 são-paulinas.