Ministério do Turismo apóia construção de píer em Cabrália

Santa Cruz Cabrália, BA, 05, (AFI) – O Ministério do Turismo vai apoiar a construção de um píer em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante a cerimônia que marcou o início do revezamento da chama no Brasil. O projeto apresentado pelo prefeito José Ubaldino Pinto está orçado em R$ 2,8 milhões. “O Ministério do Turismo aprova o píer em Cabrália para que os navios que lá aportam possam atracar e, com isso, o turismo na região possa se desenvolver”, afirmou Marta Suplicy no final de seu discurso em Cabrália.

Na avaliação da ministra, a construção de um píer será de extrema importância para ampliar o fluxo turístico da região, conhecida como Costa do Descobrimento.

O prefeito de Cabrália relatou à ministra que a ausência de um píer no município, cravado no litoral sul da Bahia, que é considerado “cidade-berço” do País e fica a pouco mais de 20 quilômetros de Porto Seguro, dificulta o atracamento de navios. A ministra prometeu agilidade na liberação dos recursos, ressaltando que o píer vai ampliar a capacidade de recepção turística na região.

“Acho extremamente importante o turismo ser focado nas regiões que tenham condições de atrair turistas, não apenas brasileiros, mas também estrangeiros”, avaliou ao acrescentar que a possibilidade de navios poderem atracar na cidade irá favorecer o turismo local.
Percurso da tocha
Depois de Porto Seguro, a tocha vai percorrer outras 25 capitais, o Distrito Federal e 24 localidades. Nessa quarta-feira a chama será recebida em Goiânia, onde 80 condutores vão transportá-la. No dia 11 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber a tocha em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

A ministra chegou a Porto Seguro no final da manhã desta terça-feira após ter participado da cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, realizada nesta segunda-feira no México, nas Pirâmides de Teotihuacán, sítio histórico sagrado. Com o início do revezamento, a chama vai seguir um roteiro que irá passar por todas as regiões brasileiras, começando em Santa Cruz Cabrália.

“Foi emocionante a chegada da tocha em Cabrália, pois simboliza o primeiro passo para o País conquistar a sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Além disso, é a possibilidade de todo o Brasil ver o seu próprio país e mostrá-lo ao exterior com sua diversidade, seja na gastronomia ou na cultura, além da hospitalidade do nosso povo”, ressaltou Marta.
No total, cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, foram convidadas para conduzir a chama, a cada 400 metros, em todo o circuito. O encerramento do revezamento será no dia 13 de julho, no Estádio do Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos.O programa estimula o associativismo entre as empresas do setor para que adotem políticas de segurança eficientes em casos de acidentes e incidentes. Em Salvador, foi instalada a primeira Escola de Gastronomia do país, que funciona em um prédio de dois andares no Pelourinho, Centro Histórico da capital.

Inaugurada em dezembro de 2004, a escola já qualificou quase mil alunos em técnicas de culinária. Já o projeto “Caminhos do Futuro – Educação para o Turismo” capacita professores da rede pública e técnicos ligados às secretarias de educação e de turismo.

Nos cursos são abordados 36 temas relacionados ao turismo e associados a conceitos como cultura, meio ambiente, cidadania e ética. Alunos e líderes locais são transformados em multiplicadores para promover o turismo em suas comunidades.

Fomento ao turismo
O Ministério do Turismo está investindo aproximadamente R$ 117 milhões nos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos. Entre as ações, destaca-se a reforma e ampliação do Aeroporto Santos Dumont, programas de qualificação de jovens de comunidades carentes que irão trabalhar durante os jogos e a Praça das Medalhas, um espaço para promover o turismo dos 26 estados e do Distrito Federal, além da diversidade cultural do país.

Em todo o circuito da tocha há ações sendo desenvolvidas pelo ministério. Na Bahia, por exemplo, estão sendo executados pelo MTur diversos programas que visam incentivar e fomentar o turismo local. Entre eles está o “Aventura Segura” em pleno funcionamento na Chapada Diamantina.