Parapan: Comitê anuncia atletas da equipe de natação

Rio de Janeiro, RJ, 05, (AFI) – O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira a relação oficial dos atletas e demais membros da equipe de natação paraolímpica brasileira que disputará os Jogos Parapan-americanos entre 12 e 19 de agosto, no Rio de Janeiro. Como não poderia ser diferente, Clodoaldo Silva, o Tubarão Paraolímpico, teve o seu nome confirmado na convocação. No evento, o Brasil contará com 330 representantes, entre atletas e comissão técnica. A equipe de natação brasileira será formada por 60 atletas, 40 no masculino e 20 no feminino. No total serão 1300 atletas de 26 países competindo em dez modalidades, a maioria tentando garantir vaga para as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008.

“É sempre bom ser convocado, principalmente para competições de alto nível como o Parapan. Tenho aproximadamente dois meses para terminar minha preparação. O ritmo de treinamento está sendo cada vez maior, já que essa competição é classificatória para os Jogos de Pequim. Além disso, a motivação é especial pelo fato de ser no Brasil e por voltar a competir na minha classe S4, de onde nunca deveria ter saído”, disse Clodoaldo.

O Tubarão Paraolímpico é o atual recordista mundial dos 50m, 100m e 200m livre, 50m borboleta, 150m Medley e do revezamento 4x50m Medley. Em edições de Jogos Parapan-americanos, são 11 medalhas, sendo dez de ouro. Na última edição do Parapan, em Mar del Plata, 2003, o nadador conquistou seis ouros e uma prata.

No Rio de Janeiro, Clodoaldo poderá ter chances de conquistar medalhas para o país em até dez provas. Serão sete provas individuais e três revezamentos, onde o nadador terá condições de competir. Isso pode atrapalhar os planos do atleta, já que a data de cada prova ainda não foi definida. Caso uma prova interfira em outra, o atleta terá de optar entre uma delas.

Clodoaldo vem embalado por ótimos resultados em uma série de competições nacionais. Até o momento, participou de quatro etapas do Circuito Brasil Paraolímpico, somando 15 medalhas. Na última etapa que disputou, na cidade de Natal-RN, a estrela do atleta brilhou e ele estabeleceu o recorde parapan-americano nos 50m livre. A expectativa é que Clodoaldo repita o sucesso durante o Parapan.