Segundona: Golpe em Matão tira presidente do cargo

Matão, SP, 06 (AFI) – Depois de entrarem com um pedido na justiça de Matão para tirarem Israel de Jesus (foto) do cargo de presidente da Matonense, os conselheiros do clube organizaram novas eleições na última terça-feira, elegendo Oberdan Silva, em unanimidade, como novo presidente.

“Assumo novamente o compromisso com o clube e esperamos poder dar uma nova cara para os resultados voltarem e colocar a Matonense de volta nos trilhos e no cenário estadual”, disse ao Futebol Interior o novo eleito do conselho.

O mais curioso desta história, é que no dia 30 de junho de 2005, os mesmos conselheiros que elegeram Oberdan, destituíram o atual presidente do cargo, por não estarem contentes com sua administração, classificando-o como não qualificado para tocar o clube.

Ainda os mesmos membros do atual conselho, elegeram no dia 19 de julho de 2005, Israel de Jesus como presidente do clube de Matão, que assumiu todas as dívidas deixadas pela administração anterior. Israel então, convocou os conselheiros para uma reunião, mas nenhum membro compareceu.

“Fui eleito e me senti no direito de discutir com os membros soluções para reerguer o clube e saldar as dívidas, que variava de salários atrasados até contas em postos de gasolina da cidade”, disse ao Futebol Interior Israel.

Após este episódio, Israel de Jesus criou um novo conselho deliberativo no clube no dia 20 de junho de 2006. Com este conselho foi criado um novo estatuto, uma nova parceria com empresas ligadas na revelação de novos talentos para o futebol.

“Como não tive o retorno esperado na primeira reunião, resolvi convocar novos conselheiros, deixando os membros anteriores de fora. Foi aí que começou a articulação para me derrubarem”, comenta o ex-presidente.

Segundo Israel, o que aconteceu foi um duro golpe, já que o clube estava muito bem nos bastidores, mas isso, segundo ele, foi influência política em cima dos ex-conselheiros, para colocarem novamente Oberdan no comando do clube de Matão.

“O que existiu foi uma articulação política ma cidade. A questão da minha saída, foi confiar nestas pessoas no começo, onde registraram a eleição faltando um dia para o prazo, quando deveria ter feito com três dias”, lamentou Israel, que também era treinador do time.

Agora, Israel revelou que vai acatar a decisão judicial de deixar o comando do clube, mas que seus representantes já entraram com um recurso em um fórum de São Paulo, pedindo a impugnação da determinação de Matão.

“O que lamentável é que todos de Matão estão horrorizados com o que aconteceu na noite de terça-feira. Não adianta fazer o melhor dentro de um clube e sofrer este tipo de injustiça”, completou Israel.

Segundo o novo presidente do clube, Oberdan, o time será comandado por Carlinhos, e o elenco ainda será mantido, mas o sistema ‘Roleta’, implantado por seu antecessor está totalmente descartado e que agora os jogadores terão posições fixas em campo.

“Confiamos muito no trabalho do Carlinhos e enquanto tivermos chances de classificação vamos lutar por isso. A falha do Israel foi pensar somente nele”, alfinetou Silva.

A Matonense ocupa atualmente a sexta colocação do Grupo 3, com 10 pontos, pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão e retorna a campo no próximo domingo, diante do Lemense, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.