Terceira cidade a receber a Tocha do Pan é mineira
Belo Horizonte, MG, 06, (AFI) – Belo Horizonte acordará cedo nesta quinta-feira para receber a Tocha Pan-americana. A capital mineira, que representa o Canadá, é a terceira cidade brasileira no roteiro do Revezamento, que inclui 27 capitais e outras 24 localidades até o dia 13 de julho, início dos Jogos Pan-americanos. Os 33 quilômetros do Revezamento serão percorridos por 80 pessoas. Os tricampeões mundiais de futebol Wilson Piazza e Dadá Maravilha são alguns dos ídolos do esporte brasileiro que conduzirão a Tocha. Eles e mais 56 esportistas aceitaram o convite da Prefeitura, do Comitê Organizador dos Jogos e do Governo Federal para representar a cidade no Revezamento.
Outros nomes conhecidos dos mineiros e dos brasileiros são os do ex-jogador Palhinha, campeão da Copa Libertadores da América pelo Cruzeiro em 1976, e do técnico Carlos Alberto Silva, que tem larga experiência no futebol e levou a seleção brasileira ao Ouro do Pan-americano de 1987, em Indianápolis (EUA). O voleibol está representado por dezenove condutores, alguns deles vindos de seleções masculina e feminina que ganharam o ouro pan-americano em São Paulo, no ano de 1963. Já o atletismo, representado por quatro atletas, tem como destaque a ex-recordista mundial no salto triplo Esmeralda de Jesus.
A natação também traz medalhistas dos Jogos de San Juan (Porto Rico, 1979), Mar Del Plata (Argentina, 1995) e Winnipeg (Canadá, 1999).
Outros destaques já confirmados são a jovem Karina Vieira Silva, de apenas 12 anos, campeã mundial de kung fu em 2006 na categoria Infanto-Juvenil, o nadador Júlio Cezar Rebollal Rodriguez López, medalha de ouro no Pan de Havana (Cuba), em 1991, e bronze em duas provas da natação do Pan de Indianápolis, Lindomar Modesto e Milton Salvador Marinho, corredores de rua, e Cristiano Perdigão da Silva, atleta e presidente da Federação Mineira de Hóquei. A nova geração do esporte brasileiro está bem representada no Revezamento. Doze condutores são atletas que vão disputar o Pan e o Parapan em modalidades como tiro com arco, caratê, taekwondô, ciclismo, natação e judô, entre outros. O vôlei será representado por 19 condutores; futebol, 11; natação, seis; paraatletas, cinco; atletismo, quatro; salto de trampolim, futsal e tiro com arco, dois; tênis, basquete, taekwondô, kung fu, caratê, hóquei e ciclismo, um.
Da Pampulha à Praça da Estação O comboio com os condutores passará pelo Parque Ecológico, Estádio do Mineirão e Universidade Federal de Minas Gerais para então seguir pelo centro da cidade até chegar à sede da Prefeitura, onde será recebido pelo prefeito Fernando Pimentel, pelo governador de Minas, Aécio Neves, e outras autoridades regionais e locais.
Logo que desembarcar no Aeroporto da Pampulha, a Tocha será levada no carro do Corpo de Bombeiros até a Igreja de São Francisco, na Lagoa da Pampulha, local onde se inicia o revezamento, às 9h.
As ruas próximas ao Paço Municipal serão interditadas para que a população possa assistir a apresentações de atletas paraolímpicos e outras atividades de cultura e lazer. Dali, a Tocha segue para a Praça da Liberdade, Praça da Savassi, Praça JK, da Bandeira e do Papa, e deve chegar às 13h30 na Praça da Estação, onde será acesa a Pira Olímpica e haverá grande festa com show de música e demonstração de 38 modalidades esportivas.
O balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan, realizará pequenos vôos com pessoas selecionadas pelos organizadores locais. Cada passeio aéreo vai durar cerca de cinco minutos e atenderá a duas pessoas por vez. Crianças entre cinco e 14 anos deverão estar acompanhadas pelos responsáveis.





































































































































