Ipatinga 0 x 2 Criciúma - Catarinenses assumem a ponta

Ipatinga, MG, 15, (AFI) – O Criciúma derrotou o Ipatinga por 2 a 0 nesta sexta-feira no Estádio Ipatingão e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B, contando com a ajuda do empate do São Caetano como Santa Cruz, já que o Azulão era o único time que poderia terminar a rodada como líder além do time catarinense. O jogo foi muito fraco no primeiro tempo, quando as duas equipes erravam muitos passes e finalizações, mas melhorou no segundo. Os times voltaram a campo com muita disposição e criaram muito mais. Os gols da partida foram marcados aos 44 minutos do primeiro tempo por Alex Sandro, e aos 37 do segundo por Maurício, garantindo a vitória fora de casa e levando o Criciúma ao topo.

A equipe de Santa Catarina soma agora 13 pontos e não pode mais ser alcançada nessa rodada, independente dos resultados dos jogos de sábado. Já o Ipatinga, que não vence há três rodadas, estacionou de vez nos sete pontos e ocupa a 12ª colocação.

O próximo jogo do mais novo líder da competição será em casa contra o ex-líder Fortaleza na próxima sexta-feira, às 20h30. Já o Ipatinga jogará contra o Brasiliense, em Brasília, às 20h30, na próxima terça-feira. Primeiro tempo apático
O jogo começou bastante truncado, os times faziam muitas faltas, não deixando a bola correr. Logo aos quatro minutos, Everton recebeu boa bola dentro da área, mas cabeceou para fora.

O Ipatinga começou com uma leve superioridade, mas o Criciúma reverteu a situação rapidamente. Os times continuavam errando muitos passes e finalizando sempre longe do gol nas oportunidades criadas, além de cometer muitas faltas.Aos 37 minutos, o Ipatinga quase acertou uma finalização a gol com Henrique, que recebeu levantamento na área, mas cabeceou muito forte e a bola passou acima da trave. Aos 40 minutos Everton recebeu passe de Leandro, mas perdeu para a zaga na cara do gol.

Após mais de 40 minutos sem lances de grande perigo, finalmente o Criciúma abriu o placar. Aos 44 minutos, Alex Sandro aproveitou rebote de um forte chute de fora da área defendido pelo goleiro e, com calma, finalizou para o fundo das redes para o delírio da torcida catarinense, que viu a chance de o time chegar à liderança da Série B.Inacreditável
O jogo mudou completamente no segundo tempo, ambas as equipes pareciam ter acordado e partiam com velocidade para o ataque diversas vezes. Aos cinco minutos, Beto aproveitou um tumulto dentro da área e disparou para o gol, mas o zagueiro Filipe tirou a bola em cima da linha, impedindo o empate do time da casa.

Aos dez minutos, o Criciúma teve lance perigoso com Adriano, que chutou de fora da área, mas em cima do goleiro, que defendeu sem dificuldades. Aos 21 minutos Walter Minhoca aproveitou bobeira de Alex Sandro, e não pensou duas vezes para mandar uma bomba de fora da área que obrigou o goleiro Zé Carlos a fazer uma grande defesa. Nesse lance, o time da casa passou muito perto de empatar a partida.

Ficha TécnicaIpatinga 0 x 2 Criciúma

Matando o jogo
O time visitante estava criando mais chances e foi recompensado aos 37 minutos. Após disputa de bola na área, Maurício aproveitou a sobra e apareceu para ficar cara-a-cara com o goleiro e não deu outra, marcou o segundo gol do time catarinense para acabar com as esperanças dos mineiros, garantindo a vitória.

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga-MGIpatinga
Rodrigo Posso; Márcio Gabriel, Henrique, Matheus e Beto (Leandro Eugênio); Augusto Recife, Salino, Everton (Élber) e Walter Minhoca; Alessandro e Diego Silva (André Leite)
Técnico: Gilson Kleina

Árbitro: José Alexandre Barbosa Lima-RJ
Cartões Amarelos: Alessandro, Matheus, Leandro Eugênio (Ipatinga); Luiz André, Cláudio Luiz, Alex Sandro, Odair (Criciúma)
Gols: Alex Sandro, aos 44’/1T; Maurício, aos 37’/2T (Criciúma)

Criciúma
Zé Carlos; Alex Sandro (Carlos), Sílvio Criciúma, Cláudio Luiz (Filipe) e Everaldo; Eliseu, Luiz André, Mateus e Adriano; Odair (Rudinei) e Maurício
Técnico: Gelson Silva