Atrás de entrosamento, Seleção intensifica treinos táticos

Teresópolis, RJ, 17 (AFI) – O técnico Dunga e o assistente Jorginho comandaram na manhã deste domingo, na Granja Comary, em Teresópolis, mais um treinamento técnico-tático para os jogadores da Seleção Brasileira. A exemplo do que aconteceu no sábado, o treinamento foi dividido em partes, em jogos em campo reduzido que são exercitados situações específicas de uma partida, como o posicionamento, marcação, passe, controle, finalizações.Na primeira parte, três jogadores eram obrigados a marcar o outro time composto de sete jogadores. Na segunda parte, com dois times de nove jogadores se enfrentando, inicialmente foi aprimorado o posicionamento defensivo, permitidos o mínimo de dois toques e o máximo de oito.

Depois, sem limitação de toques na bola, as duas equipes foram divididas em colete laranja e camisa azul, com as seguintes escalações. O time de colete laranja treinou com Doni, Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro e Elano; Anderson e Vágner Love.

O time de camisa azul treinou com Helton, Daniel Alves, Alex Silva, Naldo e Kleber; Fernando, Josué e Júlio Baptista; Afonso e Fred.O técnico Dunga falou da prioridade que está sendo dada aos treinos técnicos-táticos, em campo reduzido, o que possibilita uma maior intensidade aos exercícios.

“Esse tipo de treinamento é muito mais dinâmico do que um coletivo, por exemplo. Nele, o jogador participa muito mais, toca mais na bola, o treino ganha em intensidade e fica muito mais dinâmico”, afirmou.Houve também, no treinamento, uma preocupação em procurar os lances pelas laterais do campo.

É o melhor caminho para superar os adversários que enfrentam a Seleção Brasileira sempre fechados na defesa e procurando explorar os contra-ataques”, explicou. O meia Anderson participou pela primeira vez na Granja Comary de um treino com bola. Robinho, que deve apresentar-se nesta segunda-feira, e Diego, que realizou trabalhos específicos com o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan, ficaram de fora.