Atlético-MG 4 x 1 Figueirense - Galo forte e brigador goleia

Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – Com um futebol de alta qualidade, forte marcação, contra-ataque rápido e muito companheirismo, o Atlético-MG goleou o Figueirense, por 4 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e entrou na zona de classificação para a Taça Libertadores do próximo ano.

Foi o quarto jogo do invicto técnico Zetti no comando do Galo, somando a segunda vitória seguida – no domingo passado venceu o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0-. A goleada levou o Atlético-MG aos 11 pontos, na quarta colocação. O Figueira, que vinha de três vitórias seguidas, caiu quatro posições e agora é o nono colocado, com nove pontos.

A partida também marcou a estréia do novo uniforme do Atlético-MG, apresentado durante a semana. O placar foi desenhado no primeiro tempo, quando o Galo fez 3 a 0, em três gols de jogada coletiva, mostrando o companheirismo que Zetti tanto prega.

Passou o boi, passou a boiada…
Bem postado, o Figueirense segurou bem o Atlético-MG nos minutos iniciais. Mas foi somente nos primeiros minutos. A primeira chance de perigo do Atlético-MG aconteceu aos oito minutos. Em falta perigosa, o lateral-direito Coelho bateu fechada e a defesa do Figueira salvou, afastando para escanteio.

E o gol do Galo não demorou para sair. Aos 15 minutos, o lateral-direito Coelho fez boa jogada e rolou para Danilinho, que ajeitou para a perna esquerda e, dentro da área, tirou do goleiro Wilson e colocou a bola no canto do gol.

Nem deu tempo do Figueirense se reorganizar em campo. Três minutos depois o time da casa aumentou o placar. Galvão invadiu a área pela direita e rolou para o companheiro de ataque, Éder Luis, apenas empurrar para as redes, sem goleiro.

A goleada começou a se desenhar aos 32 minutos. Marcinho aproveitou falha da zaga, ficou cara a cara com Wilson, mas preferiu rolar para Éder Luis. Antes da bola chegar ao autor do segundo gol, o lateral-direito Diogo cortou o passe, mas acabou fazendo, contra, o terceiro gol do Galo. No final do primeiro tempo, o Figueirense criou dois lances de perigo, parados com grandes defesas do goleiro Diego.

No intervalo…
Aplaudido na saída para os vestiários, o atacante Éder Luis destacou o coletivo do Galo.

“Construímos um belo placar, e estamos conseguindo uma boa vitória. Temos que manter o nível”, afirmou.

Campeão mundial com o Internacional, no último ano, o meia Adriano Gabiru ainda acreditava que o Figueira pudesse reverter o resultado.

“Tivemos momentos de desatenção, mas temos condições de reverter o placar. Vamos esperar”, comentou.

Galo administra vantagem!
Com o meia-atacante Peter no lugar do zagueiro Vinícius, o Figueirense voltou mais exposto. Em um contra-ataque, aos cinco minutos do segundo tempo, Marcinho fez linda jogada, passou por dois defensores, mas foi parado por Wilson, que saiu bem nos seus pés.

Na sequência, Éder Luis avançou e arriscou de fora. O chute por cima, perto do gol. Apesar da grande desvantagem, o Figueirense criou. O zagueiro Chicão fez lançamento perfeito para Fernandes, que acabara de entrar no lugar de Adriano Gabiru. O meia se assustou com a saída de Diego e tocou por cima, para fora, perdendo grande chance de diminuir a goleada, aos 14 minutos.

Se perdeu boa chance antes, Fernandes se redimiu aos 17 minutos, marcando o primeiro gol do Figueira, em um chute de fora da área, que desviou no meio do caminho e enganou Diego. No entanto, a vantagem de três gols foi rapidamente refeita.

Bilu, até então sumido, fez passe perfeito para Paulo Henrique, que invadiu a área e tocou com categoria, de chapa, na saída de Wilson. 4 a 1 para o Atlético-MG, aos 25 minutos. Foi o segundo gol do jovem atacante em dois jogos como profissional, já sendo o artilheiro do time mineiro no Brasileirão. E Paulo Henrique poderia aumentar o placar e sua marca individual se não perdesse gol feito aos 31 minutos, e mais dois no final do jogo.

Próximos jogos
Na próxima rodada, a sétima, o Atlético-MG tem o clássico mineiro contra o Cruzeiro, no Mineirão, domingo, às 16 horas. Já o Figueirense volta a atuar fora de casa; pega o Juventude, sábado, ás 18h10, em Caxias do Sul.

Ficha Técnica

Atlético-MG 4 x 1 Figueirense

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 17/06/2007
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS
Público: 15.554 pagantes
Renda: R$ 202.856,50
Cartão Amarelo: André Santos (Figueirense)
Gols: Danilinho, aos 15’/1T, Éder Luis, aos 18’/1T, Felipe Santana, aos 32’/1T (contra), Paulo Henrique, aos 25’/2T (Atlético-MG); Fernandes, aos 17’/2T (Figueirense)

Atlético-MG
Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu,
Marcinho e Danilinho (Tchô); Éder Luis (Lúcio Bala) e Galvão (Paulo Henrique).
Técnico: Zetti

Figueirense
Wilson; Felipe Santana (Carlinhos), Chicão e Vinícius (Peter); Diogo, Henrique, Adriano Gabiru (Fernandes), Cleiton Xavier e André Santos; Jean Carlos e Victor Simões.
Técnico: Mário Sérgio